Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

Série uvas: Baga

28 dezembro 2019
  • 453 visualizações
  • 0 comentários

Nativa de Portugal, a Baga tem resultado em vinhos vibrantes e muito frescos. Conheça mais sobre ela

A cepa Baga é nativa de Portugal. Sua boa acidez natural resulta em vinhos de excelente tipicidade, vibrantes e muito frescos, deixando aparente toda a complexidade da fruta. O melhor momento é quando está bem madura, apresentando taninos potentes e ótima estrutura.

Conhecida também como Tinta da Bairrada, Tinta Fina ou Tinta Poeirinha, a Baga não é uma uva fácil de cultivar e funciona muito bem em solos argilosos e requer boa exposição ao sol.

A região mais típica no cultivo da Baga é a Bairrada, uma das maiores fontes de grandes vinhos portugueses. Essa espetacular uva, nas mãos de ótimos produtores, se transforma em alguns dos melhores vinhos tintos do país, de muita classe e estrutura, refinados e inimitáveis. Afinal, ali a influência do Oceano Atlântico é muito forte e o clima temperado fazem a diferença no resultado final.

Dica de leitura:  Série uvas – Glera

Blanc de Noir

Além de muitos dos melhores tintos de Portugal, a Baga faz também espumantes Blanc de Noir, ou seja, espumantes brancos de uvas tintas.

Um excelente exemplo de Blanc de Noir é o JP Sparkling Blanc de Noirs 2016, espumante do Clube WINE Espumantes de Novembro de 2019.

Neste caso, o produtor quer mostrar a multiplicidade desta uva tão tradicional na produção de vinhos tintos da região. Dessa forma, as uvas tintas são vinificadas como brancas.

Região da Bairrada

A Bairrada é, sem dúvida, uma das maiores fontes de grandes vinhos de Portugal. Seus vinhos brancos são muito elegantes, têm bom corpo e figuram entre os melhores do país.

Essa região portuguesa é o verdadeiro reino da Baga, espetacular uva portuguesa que, nas mãos de excelentes produtores, produz alguns dos melhores vinhos tintos portugueses, de enorme classe e estrutura, refinados e inimitáveis.

Dica de leitura:  Vinhos portugueses: o boom da viticultura de Portugal

Com forte influência do Oceano Atlântico e clima temperado, a região da Bairrada encontra-se entre as maiores produtoras de vinho no mundo inteiro, com mais de 200 variedades de uvas nativas.

Além disso, é constituída por inúmeras sub-regiões vinícolas de grande prestígio, como o Dão e o Douro. O nome da região portuguesa deriva da palavra “barrentos”, que significa barro, referência ao solo argiloso encontrado na área.

Escrito por: Wine