Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

A versatilidade da Chardonnay em 11 vinhos

22 Maio 2019
  • 1959 visualizações
  • 0 comentários

Maio tem comemoração do Chardonnay Day no dia 23 e, em homenagem, fizemos uma lista de rótulos para você conhecer melhor a rainha das uvas brancas

Essa comemoração começou nos Estados Unidos, e se estendeu para todo o mundo. Hoje, diversas vinícolas, lojas especializadas, importadoras, bares, restaurantes e organizações do mundo do vinho, promovem degustações e eventos com foco na uva Chardonnay.

Para brindarmos essa data, preparamos uma lista com onze rótulos, para você conhecer um pouco da versatilidade da Chardonnay, conhecida como a rainha das uvas brancas. Entre as castas destinadas  especificamente para a produção de vinho, a Chardonnay é a segunda branca mais cultivada do mundo.

Vinhos Chardonnay: conheça mais da uva

Encontrada no Novo e no Velho Mundo, a Chardonnay está presente em 41 países, entre eles África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Estados Unidos, Uruguai, Espanha, Itália, Portugal e França, sendo este último o seu berço.

A versatilidade da Chardonnay é muito ampla, podemos encontrá-la de forma varietal, em rótulos elaborados apenas com ela, ou em blends, quando é mesclada com outras variedades. A Chardonnay também pode ser submetida a diferentes técnicas de vinificação, podendo originar tipos de vinhos distintos, como espumantes, e brancos dos mais leves aos mais encorpados, dos mais secos aos doces de sobremesa.

Dependendo dessas técnicas e do objetivo do enólogo, é possível elaborar desde vinhos jovens e descomplicados para o dia a dia, até exemplares para guardar por muitos anos. Outro ponto que é um diferencial dessa variedade é o seu potencial para ser vinificada e amadurecida em barricas de carvalho. A Chardonnay é uma das poucas uvas brancas que possui estrutura para ter contato com madeira.

Uma dica bacana e muito prazerosa, é degustar vinhos elaborados com a Chardonnay, cultivada em uma mesma região, porém com tipos amadurecimentos diferentes, como tanques de aço inox e barricas de carvalho. As diferenças são percebidas com facilidade nos aromas, sabores e na estrutura dos vinhos. A seleção do nosso Clube Refrescantes do mês de junho, com os rótulos Antuco Reserva Chardonnay 2018 e Antuco Gran Reserva Chardonnay 2017, proporcionam essa experiência.

As características dessa uva podem mudar não só devido às técnicas de vinificação, mas principalmente ao terroir em que é cultivada. Em regiões de clima frio, os vinhos elaborados com a Chardonnay podem ter aromas de frutas frescas e cítricas, já em regiões com climas mais quentes, os aromas evoluem para frutas maduras e tropicais.

A Chardonnay se destaca em diversas Denominações de Origem, como em Champagne, sendo uma das principais uvas do tradicional assemblage da região, também em Chablis, Meursault, Montrachet, Corton-Charlemagne, Bourgogne, Mâconnais, Pouilly-Fuissé, entre muitas outras.

Separamos rótulos de países diferentes, para você conhecer um pouco mais da rainha das uvas brancas.

Rótulos Chardonnay por regiões produtoras

Escrito por: Wine