Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

7 dicas especiais de vinhos para o inverno

25 julho 2022
  • 67 visualizações
  • 0 comentários

Encontro o rótulo perfeito para o seu paladar e para o friozinho

O inverno chegou e, com ele, a vontade de degustar um bom vinho fica ainda maior – não que nós, amantes da bebida, precisemos de motivo ou estação para isso, não é mesmo? É por isso que, seja acompanhado da família, dos amigos ou sozinhos, em casa ou na rua, a Wine conta com rótulos perfeitos para os momentos de mais friozinho.

Ah! E apesar do que a grande maioria pensa, inverno não é só para tomar vinho tinto não, viu? É também para tomar exemplares brancos encorpados que vão muito bem na estação junto com as harmonizações com fondues, sopas cremosas, caldos, massas e carnes mais gordurosas. 

Enfim, sem mais delongas, vem com a gente descobrir quais são os vinhos que mais combinam com a temporada mais fria do ano!

Urmeneta Reserva Carménère 2020

A primeira dica vem diretamente da sommelière Thamirys Schneider que, em um dos mais recentes episódios do Wineverso, o Podcast da Wine, falou sobre as tradicionais vinícolas Urmeneta, localizada no Valle Central, no Chile, e Altivo, localizada na região de Mendoza, na Argentina. 
Ambas fazem parte do Grupo VSPT e possuem rótulos que são muito requisitados na Wine, contando com exemplares que agradam com facilidade, versáteis, frescos e com sabores equilibrados. Seja para quem está iniciando no mundo do vinho ou para os mais experientes neste universo.

Ouça o episódio completo.

Com amadurecimento em barricas de carvalho, um deles é o Urmeneta Reserva Carménère 2020, que vai muito bem com ragu de rabada ou ragu de carne neste inverno, como colocado pela especialista no podcast, mas também com uma boa carne vermelha assada, massas com molho de carne e queijos tipo camembert.

Seu exemplar é macio e frutado, perfeito para todos os tipos de paladar. Deu até água na boca só de imaginar! 

Saiba mais: Altivo e Urmeneta: semelhanças e diferenças entre os sucessos do Grupo VSPT

Urmeneta Reserva Cabernet Sauvignon 2020

Ótimo para os dias mais frios, o tinto produzido com Cabernet Sauvignon integra a linha Reserva da vinícola Urmeneta e conta com um estilo que também agrada com facilidade.

Com passagem por barricas de carvalho, o rótulo apresenta taninos macios e não perde seu caráter frutado mesmo que traga consigo características amadeiradas. 

Apresenta um bom custo-benefício, como os demais exemplares da vinícola chilena, e harmoniza com pratos do dia a dia, do bife acebolado com batata frita ao escondidinho de carne. Uma delícia!

Altivo Classic Rosé 2021

Quem disse que não dá para tomar um bom rosé durante o inverno? 

Além de ser indicado para o público que ainda tem bastante apego à cerveja, esse é um rótulo que combina bastante com aquele caldo verde mais estruturado, cremoso, com bastante bacon e linguiça calabresa. 

O rótulo tem presença aromática, acidez e um maravilhoso blend das uvas Malbec e Syrah elaborado pela vinícola Eugenio Bustos, na província de San Carlos, em Mendoza, na Argentina. 

Já prepara os ingredientes para o melhor caldo verde da sua vida e a taça com o seu Altivo Classic Rosé 2021!

Maycas Reserva Especial Chardonnay 2015

Como citamos, a estação mais fria do ano não precisa ser acompanhada somente dos tintos: um bom rótulo branco encorpado também é uma excelente pedida para os dias em que é preciso tirar o casaquinho de dentro do armário. 

Parte da premiada linha Reserva Especial, esse exemplar, também de produção chilena, conta com aromas minerais, de maçã, limão e ervas. Apresenta com acidez agradável, boa estrutura e passa 11 meses em barricas de carvalho francês.

Cai muito bem com um fondue de queijo ou uma pizza quatro queijos! 

Leia também: 5 harmonizações com vinhos brancos para o inverno

Marqués de Somera Tempranillo 2020

Para os fãs da uva Tempranillo, uma das principais uvas tintas da Espanha e muito consumida no inverno, esse rótulo é um dos mais indicados. 

Com bastante elegância e robustez, o Marqués de Somera Tempranillo 2020 é frutado, macio no paladar e refrescante, ótimo para acompanhar momentos descontraídos da estação. 

Harmoniza bem com pratos como carne de panela, escondidinho de carne e berinjela à parmegiana.

Toro Loco D.O.P. Utiel-Requena Tempranillo 2016

Continuando com as recomendações da Tempranillo, o exemplar Toro Loco D.O.P. Utiel-Requena Tempranillo 2016 é outra dica imperdível para a temporada. 

Tinto com aromas de frutas vermelhas frescas, em boca é leve, com boa acidez, frutado e com taninos macios. 

Como alguns já citados aqui, traz um estilo jovem e é muito bom para ser apostado com comidas mais gordurosas neste inverno, como pizza com embutidos e um hambúrguer com bacon, por exemplo.

Luigi Bosca Malbec 2020

Achou que fossemos terminar a nossa lista de dicas especiais de vinhos para o inverno sem o bom e velho Malbec? 

Um dos rótulos melhor avaliados no site da Wine, com a pontuação máxima, este tradicional Malbec amadureceu 12 meses em barricas de carvalho francês para agregar maior corpo e complexidade ao vinho.

Cultivado por métodos orgânicos e biodinâmicos, conta com estilo clássico, aromas refinados e textura e harmonia exemplares. Fica muito bom quando combinado com carnes vermelhas assadas na brasa ou aquela costela de porco feita no forno com bastante barbecue. A cara do inverno?

Agora que você já tem as melhores dicas para curtir a estação, aproveite para adquiri-las no site Wine ou aplicativo disponível na sua loja de apps favorita. 

Assine já também o Clube Wine, o maior clube de assinaturas da América Latina, e tenha acesso a benefícios exclusivos!

Escrito por: Wine