Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Clube W

7 dicas para degustar vinhos no verão

22 janeiro 2024
  • 637 visualizações
  • 0 comentários

No calor, é sempre bom ficar atento a alguns pontos para a hora da degustação. Saiba como degustar vinho no verão!

Com o calor do verão batendo à porta e o sol brilhando intensamente, nada melhor do que saborear um bom vinho para refrescar, não é mesmo? Para aproveitar ao máximo essa estação e desfrutar do seu rótulo escolhido, algumas dicas são essenciais. 

Confira abaixo as recomendações exclusivas dos especialistas da Wine para descobrir como degustar vinho no verão e tornar cada gole uma experiência inesquecível!

A estação mais quente do ano está aí com altas temperaturas e, como dizem por aí, “um sol para cada um”. O que não quer dizer que a gente deva deixar de degustar a nossa bebida favorita, não é mesmo?

Para tirar maior proveito da estação e do rótulo escolhido, algumas dicas são fundamentais. Dá só uma olhada nas que os especialistas Wine separaram exclusivamente para te ajudar com essa tarefa!

1) Atenção à temperatura de serviço

É comum ouvir a expressão que tem que tomar “vinho tinto à temperatura ambiente”, no entanto, deve-se prestar bem atenção, pois ela ficou famosa nas terras europeias que possuem clima e temperatura bem diferentes do Brasil.

Por aqui, os tintos jovens devem ser degustados por volta dos 15º C, os mais amadeirados a 16º C e os envelhecidos na casa dos 17/18º C. Já os brancos, quando  jovens e sem madeira, podem ser servidos entre 8 e 9º C; os amadeirados a 10ºC e os brancos envelhecidos a 12º C.

Dica de leitura:  A temperatura ideal para servir e beber vinho

Quanto aos rosés, a temperatura de serviço fica entre 8 e 12º C e os espumantes podem beirar os 7º C sem nenhum dano às suas características.

2) Aprenda a armazenar e resfriar os vinhos em dias de calor

O ideal é que os vinhos sejam guardados em locais frescos, sem luz direta, livre de trepidação e com controle de umidade e temperatura. Uma adega tem tudo isso.

Mas se você não possui uma adega, pode manter seus vinhos na WineBox, por exemplo, em um local fresco e sem trepidação. Mas e na hora de servir, como proceder?

Para atingir as temperaturas ideais de serviço, alguns vinhos podem ir até para a geladeira. Normalmente, as adegas climatizadas estabilizam e mantêm a bebida em torno de 15ºC a 16ºC. Nessa temperatura, os tintos estão prontos para consumo. Mas e os demais? 

Um ponto de atenção é: uma vez resfriado, evitar trazer o vinho para a temperatura ambiente novamente para não variar muito a temperatura e acelerar o processo de declínio do líquido.

O ideal é resfriá-lo aos poucos. Após alguns dias de descanso da viagem, coloque-os primeiro na parte inferior da geladeira e depois em uma região mais fria, no caso dos brancos, rosés e espumantes. Vale lembrar que essa dica é para o momento de servir e não de armazenamento.

3) Harmonize o vinho com a comida certa nos dias mais quentes

Pratos mais leves, digestivos e frescos, como saladas, frango grelhado, peixes grelhados e frutos do mar, são a melhor pedida para os dias de calor. E os aliados nessas ocasiões são vinhos com a mesma intensidade das receitas escolhidas.

Investir em um vinho tinto com muito tanino e madeira, pode não ser uma boa escolha para essa estação. Até porque esses vinhos pedem pratos tão estruturados e pesados quanto a bebida.

Dica de leitura:  O que fazer com garrafas de vinho vazias: confira 8 ideias incríveis

Portanto, a dica é experimentar vinhos mais leves, de taninos moderados e maturação em tanques de inox, por exemplo.

4) Conheça estilos de vinhos que são a cara do verão

Alguns estilos ganham destaque nas épocas quentes. Na França, temos o característico Beaujolais Nouveau, produzido com a uva Gamay e que apresenta aromas de frutas frescas e corpo leve, é jovem e tem taninos macios e elegantes.

Em Portugal, o Vinho Verde chama a atenção. De paladar descomplicado, aromas de frutas e flores e tamanha leveza, que chega ao ponto de ter um ar levemente gaseificado.

Ambos são excelentes opções também para o verão brasileiro. Vale a pena experimentar!

5) Não se esqueça das uvas tintas que casam com a estação

E para quem não abre mão de um bom tinto, existem algumas uvas tintas que são conhecidas por gerarem vinhos de corpo leve e médio, elegantes, aromáticos e de taninos macios.

Os destaques ficam por conta da Pinot Noir e da Merlot, que são sucesso no mundo todo com seus vinhos mais leves e que caem bem nessa estação.

6) Observe também a acidez

Durante os meses mais quentes do verão, a acidez em um vinho desempenha um papel fundamental na refrescância e na capacidade de equilibrar o calor. Os vinhos com acidez elevada proporcionam uma sensação de frescor e vitalidade no paladar, tornando-os especialmente agradáveis para beber quando as temperaturas estão altas. 

Assim, você pode escolher vinhos que possuam uma boa acidez, como um bom Sauvignon Blanc, Riesling, Vinho Verde e alguns rosés mais secos.

7) Aproveite o dia lá fora com a sua própria taça 

O verão é o momento perfeito para desfrutar do ar livre e nada combina melhor com isso do que uma boa garrafa de vinho. Degustar vinhos ao ar livre permite que você desfrute do clima quente e ensolarado enquanto aprecia todos os sabores e aromas desta bebida espectacular. 

Você pode, por exemplo, fazer um piquenique no parque, um jantar ao ar livre ou colocar a mesa no quintal para um almoço ou tarde com mesa de frios. 

Agora é hora de aproveitar! Tim-tim!

Gostou do conteúdo? Confira também: 3 petiscos de verão e espumantes para acompanhar 

Escrito por: Maryene Rocha de Oliveira