Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

Bodegas Esteban Martín: referência espanhola em tradição e sustentabilidade

31 agosto 2021
  • 235 visualizações
  • 0 comentários

Vinícola familiar localizada na região do Alto Ebro une respeito ao meio ambiente a processos inovadores que resultam em vinhos de destaque no mercado

Você já deve ter ouvido falar na produção de vinhos na região de Aragón, na Espanha. A área sempre foi conhecida pela tradição de produzir vinhos rústicos e artesanais, mas ainda reserva outras gratas surpresas aos apreciadores dos bons rótulos. 

É o caso da vinícola Esteban Martín, situada aos pés da Sierra de Algairén, na cidade de Cariñena. Fundada em 2003, a vinícola familiar tornou-se referência pelo pioneirismo na produção de vinhos orgânicos, veganos e sustentáveis. 

Dica de leitura: Dos tintos aos fortificados: conheça os principais tipos de vinho

Tanto no mercado interno espanhol, quanto no exterior, a Esteban Martín tem se destacado principalmente pelos processos inovadores e pela cadeia de produção que prioriza, acima de tudo, a sustentabilidade.

O resultado de um trabalho constante e de empenho pode ser notado nos vinhos Esteban Martín, geralmente frescos e frutados, com equilíbrio no paladar e taninos suaves e sedosos. 

Exemplares de vinhos “com alma”, e que costumam chamar a atenção de jurados em provas e competições em todo o mundo, como gosta de frisar o enólogo responsável, Jorge Barberia.

As notas minerais terrosas e balsâmicas se sobressaem em alguns dos rótulos, entregando que na história daquela bebida há uma combinação entre métodos tradicionais e modernos de cultivo e colheita, característica que a Esteban Martín valoriza desde sua fundação. 

Cerca de 90% da produção da vinícola espanhola é exportada para mais de 35 países, incluindo o Brasil. O número corresponde a cerca de 3 milhões e meio de garrafas.

Inovação e excelência no DNA da Esteban Martín

Embora tenha sido inaugurada em 2003, a trajetória da vinícola Esteban Martín tem início ainda nos anos 1980, quando Miguel Antonio Esteban e Asunción Martín decidiram comprar 150 hectares de vinhedos em uma das melhores localizações de Cariñena. 

Com o passar dos anos, a família adquiriu novos terrenos gradualmente, até que tomou a decisão de fundar a vinícola com uma proposta inovadora, que respeitasse as demandas atuais de atenção ao meio ambiente.

Nos dias atuais, a Esteban Martín dispõe de 400 hectares de vinhedos, onde a família cultiva as castas mais adequadas ao solo da Denominação de Origem Protegida (D.O.P) Cariñena: Garnacha, Tempranillo, Merlot, Cabernet Sauvignon e Syrah. Viura e Chardonnay estão entre as brancas.

Ouça também: Wineverso Podcast: O que são vinhos veganos, orgânicos e biodinâmicos?

Além do espaço dos vinhedos, a vinícola familiar se destaca pelas instalações e tecnologia de ponta, sem deixar de lado a importância de manter a tradição e a responsabilidade.

A rotina na empresa movimenta três gerações dos Esteban Martín, que têm como valores principais na gestão a qualidade, a excelência, a sustentabilidade ambiental e o amor pelo produto e pela terra.

É o enólogo Jorge Barberia, natural de Cariñena, que acompanha cada etapa de desenvolvimento dos rótulos da Esteban Martín. 

Com mais de dez anos de carreira, Barberia já produziu vinhos em diferentes partes do mundo, mas nutre uma paixão especial pelos exemplares de sua terra natal. Para ele, a fase essencial de seu trabalho é a atenção às vinhas. 

Além de toda a proposta de inovação, a vinícola trabalha com mais de 400 barris de carvalho, e recebeu recentemente certificações como  BRC Global Standard e IFS, que reconhecem a qualidade dos processos e dos produtos utilizados pela equipe da Esteban Martín.

Alto Ebro: estações climáticas marcadas e vento forte

Os recentes avanços no cultivo de uvas e na produção de vinhos em Rioja, Navarra e Aragón fizeram com que a região ficasse conhecida no universo enológico como Alto Ebro. 

O local tem estações climáticas muito marcadas, com verões bem quentes e invernos muito rigorosos. 

Além disso, a região é acometida com frequência por um fenômeno chamado cierzo, um vento norte frio e seco que pode chegar a até 100 quilômetros por hora, e que influencia diretamente na qualidade das uvas cultivadas. 

Todos esses detalhes conferem uma personalidade única aos rótulos desenvolvidos pela Esteban Martín, que mantém investimentos constantes em pesquisas sobre tratamentos mais ecológicos.

Para os próximos anos, a expectativa é analisar as potenciais evoluções para um futuro cada vez mais sustentável, com atenção ao modo de produção de vinhos que priorize sempre o cuidado com o planeta e a qualidade dos vinhos. 

Conheça alguns rótulos!

Vinhos Esteban Martín disponíveis na Wine

Esteban Martín D.O.P. Cariñena Garnacha Syrah Tinto 2020

Com potencial de guarda de até quatro anos, este exemplar alcançou 92 pontos em avaliação feita pelo crítico James Suckling. É um vinho frutado, com boa estrutura em boca e taninos sedosos. Indicado para acompanhar carnes como fraldinha recheada, massas com creme de queijo ou risoto.

Esteban Martín Reserva D.O.P. Cariñena Garnacha Cabernet Sauvignon 2017

O rótulo une modernidade e tradição, com uso da variedade francesa no blend e envelhecimento longo, de 14 meses em barricas de carvalho. No paladar, destacam-se as notas de frutas negras, de cacau, e especiarias. Para harmonizar, vai bem com escalopes de mignon ao molho madeira, picanha assada e pizza de lombo defumado.

Esteban Martín D.O.P. Cariñena Garnacha Rosado 2020

Produzido com uvas de vinhas com idade entre 20 e 65 anos, é um rosé mais concentrado, bom para ser consumido em dias quentes e momentos descontraídos. À mesa, pode acompanhar camarões na manteiga, frango à parmegiana, torta de legumes e pratos da gastronomia japonesa.

Esteban Martín Crianza D.O.P. Cariñena Garnacha Syrah Tempranillo 2018

Um vinho intenso, que pede para ser aberto um pouco antes do consumo, para respirar e proporcionar uma melhor experiência sensorial. Em taça, ganha complexidade aromática e revela sabores delicados, com taninos finos e textura untuosa. Sirva-o com tagliatelle com ragu de ossobuco, risoto ou paleta suína ao molho barbecue.

Esteban Martín D.O.P. Cariñena Chardonnay Macabeo Blanco 2020

O blend inusitado que une a Chardonnay à Macabeo resulta em um vinho aromático, fresco e harmonioso, com final persistente em boca. É ótimo para um piquenique ao ar livre. Combina com bolinho de risoto, crepes variados, espaguete com molho branco, quiche de espinafre e moqueca de camarão.


Agora que conhece mais sobre a produção e os vinhos da vinícola espanhola Esteban Martín, confira outras curiosidades e informações sobre o universo de Baco no Wineverso Podcast!

Escrito por: Wine