Essenciais | Clube Wine | Wine.com.br

Os vinhos desta seleção compartilham uma particularidade especial: ambos são provenientes de vinhedos que ficam aos pés da Cordilheira dos Andes. E o que torna esses dois rótulos ainda mais interessantes é que eles vêm de lados opostos: o Luis Felipe Edwards Terraced Malbec 2017 é do território chileno – especificamente da tradicional região do Valle Central – e o Antigal Aquí Malbec 2017 da porção argentina – na emblemática Mendoza. Ou seja: estamos falando de dois excelentes varietais de Malbec que sofrem influências andinas parecidas, mas carregam características muito próprias de terroir e, ainda, da cultura da vinícola e do país onde são produzidos.

O exemplar chileno, por exemplo, é da Luis Felipe Edwards, umas das maiores vinícolas do país. Com vinhedos em diferentes regiões do Valle Central, a duas horas da capital Santiago, essa produtora é reconhecida mundialmente pelos seus vinhos clássicos de uvas distintas, cultivadas em terroirs onde atingem sua máxima expressão. O Luis Felipe Edwards Terraced Malbec 2017 foi elaborado com uvas de vinhedos plantados em forma de terraços (por isso o nome) nas colinas do Colchágua em diferentes altitudes, que chegam a 900 metros. Uma das características mais marcantes do Valle Central são seus solos de argila, marga, silte e areia, que oferecem ao produtor uma ampla variedade de terroirs. A terra versátil combinada ao clima mediterrâneo – seco, ensolarado e sem nuvens – proporciona condições únicas de desenvolvimento das cepas. A descida noturna do ar frio dos Andes e a gelada corrente de Humboldt, originária da Antártida, são responsáveis pela importante influência refrescante nas vinhas da região.

Já a Antigal Winery & Estates, de onde vem o Antigal Aquí Malbec 2017, se beneficia do excepcional clima de Mendoza – a maior e mais importante região vitivinícola da Argentina –, que é marcado por temperaturas intensas e temperado por noites frescas, principalmente em seus vinhedos mais altos. A influência da Cordilheira dos Andes é importante sobretudo pela irrigação das vinhas, proveniente do degelo do alto de suas montanhas. Mendoza é famosa também pela sua excelência na produção de Malbec – fato que pode ser comprovado no exemplar argentino deste mês: suas uvas são colhidas manualmente e a bebida é a elaborada sem a intervenção da madeira, preservando sua tipicidade e seus aromas frutados. O nome Aquí reforça a origem do vinho, diretamente do solo mendocino. 100% Malbec, um verdadeiro varietal da terra!

Com tantas semelhanças e diferenças, os rótulos da seleção também proporcionam uma experiência interessante de degustação: dois vinhos da mesma uva, mas de distintas personalidades, para você poder comprovar na taça a influência marcante do terroir.

Experiências Essenciais

Experiência que traz vinhos descomplicados, indispensáveis para os seus momentos de felicidade.
R$ 75/mês

Explore os rótulos do mês de Setembro

Sommelier Wine | Clube Wine | Wine.com.br
“A uva Malbec vem se desenvolvendo no Chile, então, tivemos a ideia de apresentar uma experiência com a uva, trazendo dois vinhos elaborados com ela, mas com personalidades diferentes. Um deles, mais sutil, é do Chile, de um dos maiores produtores do país, e outro, mais exuberante, da Argentina, de uma vinícola de tamanho médio. Degustando os dois ao mesmo tempo será uma experiência didática e divertida.”
- Vicente Jorge, WineHunter

Qual rótulo deseja conhecer primeiro?

Continue Explorando