Surpreendentes | Clube Wine | Wine.com.br

Por onde começar a falar sobre a tradição vinícola lusitana? Claro, é impossível esgotar o assunto em algumas linhas, mas é bom saber que um dos menores países da Europa é um grande produtor de vinhos cheios de personalidade – e não estamos falando apenas do vinho do Porto, seu representante mais famoso. Afinal, são mais de 250 uvas nativas – ou autóctones –, entre tintas e brancas! Essa impressionante variedade dentro de casa é “culpa” dos séculos de isolamento que Portugal viveu, sem receber influência das vizinhas tradicionais, como Espanha e França. Por conta disso, os viticultores portugueses acabaram se concentrando em cultivar suas próprias uvas, produzindo vinhos bem característicos desse simpático país. Entre as variedades estão joias como Trincadeira, Aragonês, Baga, Alvarinho, Arinto, Fernão Pires, Encruzado, Touriga Franca, Touriga Nacional e Castelão – estas duas últimas estrelas dos rótulos deste mês.

No Bacalhôa Meia Pipa Private Selection Castelão Syrah 2014, a Castelão – variedade mais cultivada no sul do país – brilha em um assemblage com a francesa Syrah. Ela é proveniente de pequenos lotes de vinhas de alta qualidade da região da Península de Setúbal, onde também é conhecida como Periquita.

Já no Bacalhôa Quinta da Garrida Colheita Selecionada 2015, a Touriga Nacional foi combinada à Tinta Roriz, que nada mais é do que a nossa velha conhecida espanhola Tempranillo, sob “disfarce” lusitano. Um blend de primeira! A Touriga Nacional é uma das mais preciosas joias do Dão, região que goza de boa fama no universo dos vinhos graças a essa belíssima casta. É nesse terroir que a Touriga Nacional atinge a sua expressão máxima, dando origem a vinhos encorpados, frutados e intensos quando jovens e bastante elegantes se envelhecidos. Esta garrafa em particular é ainda mais especial: traz o termo Colheita Selecionada no rótulo, fazendo referência à excelente safra de 2015.

Essa breve aula de história dos vinhos portugueses instigou seu paladar? Hora, então, de colocar seus novos conhecimentos à prova degustando nossa seleção do mês!

Experiências Surpreendentes

Rótulos do mundo inteiro, com sabores mais complexos para serem explorados.
R$ 134/mês

Explore os rótulos do mês de Agosto

Sommelier Wine | Clube Wine | Wine.com.br
Essa seleção tem uma história muito especial. Eu estava na Bacalhôa, uma das vinícolas mais importantes de Portugal, junto com alguns Sócios Wine que ganharam a viagem na promoção do aniversário da Wine. Era um grupo muito bacana e animado. Enquanto eles foram conhecer algumas instalações da vinícola, eu fui degustar alguns rótulos e acabei negociando esses dois tintos para o Surpreendentes. Contei para eles que tínhamos fechado uma seleção incrível naquele momento, mas não revelei o nome dos vinhos. Falei que eles iriam descobrir apenas no mês de lançamento. Pessoal, espero que vocês gostem da experiência do mês de agosto, pois vocês fizeram parte dessa descoberta.
- Vicente Jorge, WineHunter

Qual rótulo deseja conhecer primeiro?

Continue Explorando