Refrescantes | Clube Wine | Wine.com.br

Embora a África do Sul pertença ao Novo Mundo quando o assunto é o universo do vinho, sua tradição é quase tão histórica quanto a da própria Europa; o país produz vinhos há mais de 350 anos, desde a chegada de imigrantes holandeses ao sul da África, que se fixaram por lá em função da localização geográfica favorável – o Cabo da Boa Esperança era, então, um ponto estratégico para o abastecimento de navios europeus que rumavam às Índias, e os vinhos eram os grandes agentes facilitadores das tortuosas jornadas até o destino final.

Essa cultura vitivinícola seguiu de forma relativamente desorganizada até o início do século XX, quando a recém-fundada Associação Cooperativa de Produtores de Vinho criou uma série de regulamentações e leis específicas para plantio, colheita e produção dos vinhos locais. Mas foi somente com o fim do Apartheid e de uma série de reformas políticas, econômicas e sociais, no início da década de 1990 – que resultaram no fim do boicote a produtos sul-africanos e na privatização da Cooperativa – que os produtores passaram a atuar de maneira mais criativa e livre, processo que resultou em um período de ouro da viticultura do país.

O clima mediterrâneo, o solo bastante apropriado e a rica diversidade de uvas – tradicionalmente Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah, e destacadamente a Pinotage, um cruzamento 100% local – são alguns dos diferenciais dessa cultura que vem, ao longo das últimas décadas, apresentando ao mundo alguns dos mais saborosos e diferentes vinhos, em especial os brancos, que há cerca de 20 anos representavam quase 80% do mercado sul-africano e ainda hoje refletem o domínio do estilo por lá. Caso dos rótulos desta seleção, o Amara Chenin Blanc 2018 e o Amara Chardonnay 2018, da vinícola Marianne Wine Estate. Concebidos na tradicional região de Western Cape, esses rótulos excepcionais proporcionam, cada um à sua maneira, a experiência de se saborear um autêntico vinho branco sul-africano.

Experiências Refrescantes

Experiência com vinhos cheios de frescor e leveza, para você aproveitar no dia a dia.
R$ 108/mês

Explore os rótulos do mês de Setembro

Sommelier Wine | Clube Wine | Wine.com.br
Esses exemplares da Marianne Wine Estate, vinícola sul-africana que já conhecemos a expertise, eu conheci na África do Sul e o Manu provou na França. Um Chenin Blanc e um Chardonnay bárbaros que temos certeza que irão encantar seu paladar!
- Vicente Jorge, WineHunter

Qual rótulo deseja conhecer primeiro?

Continue Explorando