Singulares | Clube Wine | Wine.com.br

Eis um mito: vinho tinto é melhor que vinho branco. Essa crença está longe de ser verdadeira, mas, infelizmente, impede que muita gente descubra a riqueza e a diversidade que os brancos oferecem. Ainda que, em termos de volume, os tintos de fato saiam na frente – cerca de 47% da produção mundial é dedicada a eles e 32% aos brancos –, esse dado tem muito mais a ver com fatores como condições de cultivo, cultura vitivinícola e hábitos de consumo do que com superioridade.

O Château Capitoul Oros A.O.C. La Clape Blanc 2016, um dos exemplares desta seleção, é um excelente exemplo de que quantidade não reflete qualidade: elaborado a partir das uvas Roussanne, Marsanne e Viognier, ele vem de uma das mais prestigiadas regiões da França, a A.O.C. La Clape, onde os brancos respondem por apenas 20% da produção, mas, sem dúvida, trazem em cada garrafa a excelência desse magnífico terroir – um dos principais crus de Languedoc.

Nosso clima tropical é também mais um motivo para você apostar nos brancos, que são mais leves e refrescantes, servidos em temperaturas mais baixas. Aliás, outro ponto que conta a favor é a harmonização: muita gente acredita que o vinho branco só combina com pratos leves, como saladas e frutos do mar, quando, na verdade, ele é mais versátil e fácil de casar com diversas receitas. Uma taça de branco vai bem com iguarias das culinárias japonesa, chinesa, francesa e tailandesa, além de risotos, vitela, embutidos e até fondue de queijo.

E, assim como acontece com os tintos, os brancos são bastante democráticos e diversos: há bons exemplares desse estilo para todos os gostos e bolsos. Desde vinhos mais “fáceis” e leves aos mais complexos e sofisticados. Entre as uvas, destacam-se: Chardonnay – conhecida como a rainha das brancas –, Riesling, Chenin Blanc, Torrontés, Sauvignon Blanc, Gewürztraminer e Sémillon – todas com características muito próprias e que, no geral, dão origem a grandes vinhos. Nossa dica, então, é: abra a cabeça e descubra a enorme riqueza que há por trás de rótulos brancos. No caso do exemplar deste mês, garantimos: ele vai conquistar seu paladar. Então, separe sua taça e prepare-se para uma experiência inesquecível.

Experiências Singulares

Vinhos de vinícolas exclusivas e safras de produção limitada, para quem tem o paladar experiente.
R$ 281/mês

Explore os rótulos do mês de Setembro

Sommelier Wine | Clube Wine | Wine.com.br
Descobrimos esses vinhos em meio a uma incrível degustação que o Grupo Bonfils nos proporcionou em um SPA que eles possuem no sul da França. Um branco e um tinto do terroir de La Clape que se destacaram muito na degustação. São franceses modernos e com uma pegada de Novo Mundo, cheios de personalidade, intensos e marcantes.
- Manu Brandão, WineHunter

Qual rótulo deseja conhecer primeiro?

Continue Explorando