Notáveis | Clube Wine | Wine.com.br

Grande representante do Velho Mundo, a Espanha se destaca por vinhos de caráter marcante e altíssima qualidade. Neste país ibérico, a tradição vinícola está intrinsecamente ligada à cultura popular, com registros de videiras cultivadas em território espanhol desde 4 mil anos a.C.

No entanto, sua produção moderna só começou a ganhar notoriedade mundial a partir dos anos 1990, quando a indústria vitivinícola de lá passou por uma gigantesca transformação, com destaque para o processo de modernização e regulamentação do setor – hoje, a Espanha tem regras muito particulares e rígidas referentes à produção.

Hoje, terceiro maior produtor de vinhos do mundo – atrás somente de França e Itália –, o país cobre a maior área de vinhedos do planeta, onde são cultivadas, principalmente, as variedades autóctones, como a Tempranillo, a Monastrell, a Garnacha e a Graciano, dando origem a exemplares de personalidade marcante.

Mas não tem como se aprofundar na história da Espanha sem citar suas emblemáticas regiões – cada uma com características muito próprias, especificidades peculiares de solo e clima, e até regras diferentes para produção e envelhecimento em carvalho.

Ribera del Duero, por exemplo, de onde vem um dos exemplares desta seleção – o Viña Vilano Roble Tempranillo 2016 –, é uma Denominação de Origem que representa um marco na cultura vitivinícola espanhola. Com um território de mais de 20 mil hectares e cerca de 200 vinícolas, dá origem sobretudo a grandes tintos, classificados entre os melhores do mundo. Já Alicante – região de origem do La Casica del Abuelo 2016 –, onde a Monastrell reina com folga, ocupando 75% dos seus vinhedos, tem como característica o clima mediterrâneo, que influencia não só o desenvolvimento de suas uvas, mas a cultura daquela área. Hoje, os vinhos dessa D.O. são muito premiados internacionalmente.

Rioja é outra região de extrema importância: trata-se da D.O. mais antiga da Espanha. E, além da tradição, é conhecida por seus regulamentos extremamente rígidos. Ainda dentro do clássico mapa do vinho, estão aéreas famosas e também bastante reconhecidas por sua produção de excelência, como Penedès, Toro, Castilla La Mancha e Navarra. De norte a sul, uma rota imperdível para os amantes do bom vinho.

Experiências Notáveis

Experiência com exemplares prestigiados, ideal para paladares mais aguçados.
R$ 194/mês

Explore os rótulos do mês de Setembro

Sommelier Wine | Clube Wine | Wine.com.br
Durante uma viagem pela França, eu e o Manu recebemos algumas amostras de vinhos no hotel, que degustamos por lá mesmo. Dentre muitos rótulos, estava o surpreendente La Casica del Abuelo da região de Alicante. Para compor essa seleção, escolhemos o Viña Vilano Roble, de Ribera del Duero. São tintos de diferentes regiões espanholas que irão proporcionar uma experiência muito interessante para você.
- Vicente Jorge, WineHunter

Qual rótulo deseja conhecer primeiro?

Continue Explorando