Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Harmonização com Comidas

Confira vinhos imperdíveis para comemorar o Dia do Hambúrguer

27 Maio 2021
  • 113 visualizações
  • 0 comentários

Celebrada em 28 de maio, a data pode ser um convite à degustação de vinhos que combinam com hambúrgueres clássicos e outras variações. Leia mais!

Consta em alguns registros da história gastronômica que o hambúrguer chegou ao continente norte-americano na segunda metade do século XIX, levado pelos grupos de imigrantes alemães que embarcaram no porto de Hamburgo em direção aos Estados Unidos. 

Com o passar dos anos, o hambúrguer ganhou ingredientes em seu preparo e se popularizou por todo o canto. Foi além da fama dos fast-foods, ganhou diversas versões e, até mesmo, uma data para chamar de sua no calendário: o Dia Mundial do Hambúrguer,  celebrado em 28 de maio. 

Dica de leitura: Vinhos e petiscos: como harmonizar

Nos últimos tempos, com o “boom” das hamburguerias e o interesse cada vez maior pelo lanche, a data passou a ser comemorada com festivais e outros eventos temáticos mundo afora.

O Dia do Hambúrguer é um bom motivo para apostar em harmonizações com rótulos de vinhos, explorando as possibilidades de combinação entre a bebida e os ingredientes do prato.

Parceria que dá certo à mesa

Embora seja comumente associado às harmonizações com pratos mais elaborados e requintados, o vinho é uma excelente pedida para acompanhar os hambúrgueres, pois além da experiência sensorial da degustação, a bebida também pode auxiliar na mastigação da carne.

Na hora de escolher, a dica é combinar hambúrgueres com poucos condimentos com vinhos mais leves; e os hambúrgueres com ingredientes mais fortes com vinhos mais encorpados.

Os hambúrgueres mais clássicos, preparados com carne bovina ou suína e, portanto, com gordura animal, pedem vinhos tintos para acompanhar. Os exemplares produzidos a partir das uvas Cabernet Sauvignon e Tempranillo são boas pedidas na combinação.

Para hambúrgueres preparados com frango, um Chardonnay pode cair muito bem. Principalmente se o sanduíche tiver queijos, como suíço ou brie.

Aqueles que gostam de sabores mais leves, podem harmonizar hambúrgueres de peixe com exemplares de Sauvignon Blanc. A alta acidez e as notas frutadas comuns aos vinhos preparados com essa uva equilibram o sabor da refeição.

Sugestões para hambúrgueres mais robustos

Os hambúrgueres mais gordurosos, que levam os tradicionais discos de carne bovina e eventualmente bacon, combinam melhor com tintos com médio corpo ou encorpados e com uma boa acidez para corrigir a gordura no paladar. 

Os burguers preparados na brasa ou que têm no preparo outros elementos defumados, ainda podem ser harmonizados com vinhos que têm passagem por barricas. As notas amadeiradas formam uma boa parceria com o defumado dos ingredientes. Confira abaixo a seleção!

Dia do Hambúrguer

Etéreo Tempranillo Tinto 2019

Esse exemplar espanhol tem perfil jovem e moderno. No paladar tem taninos macios e sabor equilibrado. Vai muito bem com hambúrguer clássico.

LEmpreinte I.G.P. Pays dOc Merlot 2019

Bom para ser apreciado em qualquer ocasião, esse vinho francês tem paladar suculento, frutado e jovem. Surpreende ao ser combinado com um hambúrguer bem-servido, mas também vai bem com tapas e pizzas.

Desafinado D.O.C Douro 2019

Elaborado no aclamado terroir do Douro, esse tinto mescla algumas das mais tradicionais uvas portuguesas. O amadurecimento em barricas de carvalho agregou mais complexidade aos aromas e sabores desse vinho, que harmoniza com hambúrguer e churrasco.

370 Léguas Doc Douro 2019

Esse rótulo português faz referência à linha de demarcação do Tratado de Tordesilhas, que dividia a terra portuguesa da terra espanhola na América do Sul. É produzido com três uvas colhidas nas melhores encostas da região. Um tinto indicado para acompanhar o clássico cheeseburguer com bacon.

Abridor Blend 2019

Com paladar complexo e intenso, esse blend leva duas uvas típicas da Argentina (Bonarda e Malbec) e duas castas de personalidade (Cabernet Sauvignon e Syrah). O resultado é uma mescla de aroma de frutas e defumados. É também indicado para acompanhar o clássico hambúrguer.

Para harmonizar com hambúrgueres mais leves

Dia do Hambúrguer

Latitud 33° Mendoza Chardonnay 2020

Vinho jovem e de qualidade, elaborado em um terroir único. Comprova toda a versatilidade da rainha das uvas brancas, a Chardonnay, e vai bem com hambúrguer de frango com queijo suíço ou cheddar, ou mesmo com opções vegetarianas.

Manos Negras Chardonnay 2019

As uvas que originam esse exemplar são cultivadas em uma área com cerca de 4.200 pés de altitude. Frutado, leve e de acidez agradável, esse exemplar mendocino também pode acompanhar hambúrguer de frango com queijos mais suaves ou, até mesmo, um sanduba de peixe empanado.

Totihue Classic D.O. Central Valley Sauvignon Blanc 2020

Com notas frutadas e boa acidez, esse exemplar é elaborado pela Casas del Toqui na Denominação de Origem Valle Central, no Chile, e pode ser uma boa indicação para acompanhar hambúrgueres de peixe, incluindo preparos com atum e outros ingredientes mais picantes, como pimentão e coentro.

Il Palù D.O.C. Friuli Grave Pinot Grigio 2020

Rico em sabor e aroma, é uma excelente pedida para dias quentes ou para harmonizações leves, como hambúrguer de salmão ou de peixe branco crocante com molho tártaro ou cítrico. 

E aí, escolheu sua combinação preferida entre nossas sugestões? Então, corra já para o nosso site ou para o aplicativo e confira ofertas imperdíveis!

Escrito por: Wine