Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Vinhos

Burmester: uma história tricentenária de excelência no Douro

25 novembro 2021
  • 157 visualizações
  • 0 comentários

Referência quando o assunto são os vinhos do Porto, a vinícola portuguesa demonstra que domina a arte do vinho, com bons rótulos de exemplares tinto e branco. Conheça mais sobre a vinícola Burmester!

Presente em mais de 30 países, a Burmester é conhecida por ter raízes britânicas e pela alta qualidade dos vinhos do Porto e DOC Douro, que levam no DNA a elegância do terroir português.

Com uma história iniciada em 1750, o grupo aposta na tradição sem abrir mão da inovação e de pensar em produzir os melhores vinhos. 

Uma das propostas da Burmester para o mercado de hoje é oferecer vinhos que sirvam para todos os tipos de momento e circunstâncias da vida: para impressionar, para um momento a dois, para celebrar e para acompanhar refeições do cotidiano.  

Dica de leitura: 6 vinhos perfeitos para brindar a chegada da primavera

A região do Douro, no norte de Portugal, onde estão situados os vinhedos Burmester, tem algumas particularidades interessantes que devem ser levadas em conta:

  • Foi a primeira região regulamentada no mundo, ainda em 1756, quando os vinhedos foram classificados. A produção e venda passaram a ser controlados, assim como os vinhos certificados.
  • Tem solo e clima privilegiados e também tem um dos mais belos territórios do planeta, segundo especialistas.
  • As condições climáticas e geográficas favoráveis fizeram com que a região passasse a ser considerada o “berço do vinho fortificado”.
  • A estimativa é de que a região do Douro tenha exportado quase três milhões de garrafas somente no último ano. O local também é muito requisitado para o enoturismo.

Enólogo Carlos Alves: atenção aos mínimos detalhes

Com o passar dos anos, a Burmester passou a ser administrada pelas gerações mais jovens, que mantiveram o caráter e a determinação que a marca tem como referência.

Natural de Boticas, no extremo norte de Portugal, o enólogo responsável pelos rótulos Burmester é Carlos Alves, que cumpre a função desde 2013, mas trabalha com vinhos há cerca de 20 anos.

Dica de leitura: Um brinde ao #GrenacheDay

Licenciado em Engenharia Agrícola, o trabalho com vinhos era um sonho de infância para o especialista.

Ele diz que a melhor parte da função de enólogo é poder ver nascer os vinhos nos mínimos detalhes, e em seguida encaminhá-los para envelhecer de forma cuidadosa e rigorosa.

Esta atenção aos detalhes, segundo Carlos, garante a excelência dos rótulos Burmester.

Entre os principais destaques do portfólio da vinícola portuguesa atualmente estão o

Burmester D.O.C. Douro Tinto 2019, um elegante vinho tinto com castas típicas do Douro, e o Porto Burmester 10 years Old Tawny, uma edição comemorativa.

Confira mais informações abaixo!

Sugestões da vinícola Burmester à venda na Wine

Abaixo, confira as opções de vinhos Burmester que estão disponíveis no menu da Wine. São alternativas de vinhos do Porto, branco e tinto.

Burmester D.O.C. Douro Branco 2019

Este blend português é produzido com as uvas Malvasia Fina, Gouveio e Rabigato, na famosa região do Douro.

Tem notas olfativas de frutas brancas, frutas cítricas e vegetais. O paladar é jovem, frutado e leve, com acidez presente.

Com temperatura de serviço de 9 °C, é uma boa pedida para harmonizar com pratos leves variados, de salada Niçoise à casquinha de siri, passando por pancetta na grelha, frango à Kiev, tilápia ao molho de alho poró e risoto de queijos.

Burmester D.O.C. Douro Tinto 2019

Três uvas muito representativas da região do Douro dão vida a este rótulo: a Tinta Roriz, Touriga Nacional e a Touriga Franca.

Amadurecido durante nove meses em barricas de carvalho, este vinho tem potencial de guarda de até cinco anos, e é indicado para ir à taça a uma temperatura de serviço de 15 °C.

As notas do olfato remetem a frutas como ameixa, amora, cereja e framboesa, além de ter nuances florais.

No paladar, é um tinto com médio corpo, taninos macios e acidez agradável. Uma escolha certeira para acompanhar carnes como alcatra à moda da terceira, t-bone steak com batatas rústicas, ou mesmo massas como talharim calabrês.

Torta grega de cordeiro, estrogonofe de carne de soja e queijos duros completam a lista de harmonizações.

Porto Burmester Tawny

Um legítimo vinho do Porto, com aromas mesclados de frutas maduras e secas, além de notas de baunilha e castanhas.

No paladar, tem acidez equilibrada com a doçura, e toques de frutas, de caramelo e amadeiradas.

Ouça também: Wineverso PodcastHistórias inusitadas com vinho

Elaborado com castas tradicionais no Douro, é um vinho com pelo menos três anos de amadurecimento em madeira, e com até dez anos de potencial de guarda.

Indicado para consumo a 13 °C, é uma ótima companhia à mesa para frutos secos, tiramisù, pudim de caramelo, chocolate meio amargo, brownie, e crepe de doce de leite.

Porto Burmester Ruby

O Burmester Ruby Porto é um vinho jovem, robusto, de grande vivacidade e persistência. Foi engarrafado jovem, com amadurecimento médio de três anos, com a intenção de preservar a personalidade forte e viva.

Com aromas frutados, frescos e originais, revela-se como uma experiência única, principalmente quando saboreado ao ar livre. Tem potencial de guarda de até cinco anos.

O paladar é jovem, robusto e persistente, bom para combinar com queijos de média cura, mousse de morango e iogurte, clafoutis de frutas vermelhas, folhado de camembert com framboesas, frutas secas ou mesmo uma sobremesa como brownie de chocolate com nozes.

Porto Burmester 10 years Old Tawny

Este rótulo de edição especial conquistou premiações como a Medalha de Prata no Decanter WWA 2015, Medalha de Prata no International Wine Challenge 2015 e Medalha de Prata no IWSC 2015.

Tem passagem de cerca de dez anos por cascos de carvalho, e o potencial de guarda de mais oito anos.

As notas olfativas remetem a frutas secas, avelã, amêndoa, mel e baunilha. O paladar é aveludado, com bom corpo, taninos macios e elegantes. Na boca, há nuances de frutas secas, além do final longo.

É uma excelente dica para acompanhar brownie de caramelo, tiramisù, sobremesas com chocolate meio amargo, nozes ou amêndoas, tartelete de maçã, crème brûlée e pavê de chocolate.

Já conhecia os vinhos Burmester? Que tal ficar por dentro de todos os assuntos ligados ao universo dos vinhos? Baixe já o app Wine e tenha acesso a conteúdos e promoções exclusivas!

Escrito por: Wine