Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

Veja o calendário de festas e eventos de vinho em 2022

17 dezembro 2021
  • 5554 visualizações
  • 0 comentários

Nos mais diversos cantos do mundo o vinho tornou-se protagonista de festas e eventos temáticos, que unem gastronomia, música e muita cultura de cada lugar. Confira a lista!

Dos países mais tradicionais na vitivinicultura, como os europeus, aos países do Novo Mundo, como o Brasil, já se consolidou a tradição de realizar festivais, exposições e concursos diversos tendo o vinho como protagonista, principalmente com a intenção de difundir a cultura de regiões produtoras. 

Como sabemos que todo bom apreciador de vinhos gosta de ficar por dentro de todas as novidades, nada como organizar os principais eventos do mundo em uma só agenda.

Na maior parte das festividades, o vinho é o grande protagonista, mas também divide as atenções com a gastronomia de cada lugar. 

Dica de leitura: Vanguarda e tradição na Serra Gaúcha: conheça a Vinícola Garibaldi

Abaixo, confira os principais eventos de vinho marcados ao redor do mundo em 2022!

Janeiro

  • Brasil – Festa da vindima

As vinícolas da região Sul do Brasil também se mobilizam durante o verão para receber os visitantes interessados em celebrar a colheita das uvas para a temporada de produção.

Na Serra Gaúcha, por exemplo, a festa da vindima faz parte do calendário turístico desde 2015, e as festividades costumam começar em janeiro e seguir até março.

Em 2022, a região de Bento Gonçalves sedia a Estação Vindima entre 8 de janeiro e 6 de março.

Na lista de atrações, estão a colheita simbólica e a pisa das uvas, além de apresentações musicais, jogos e os restaurantes com pratos especiais da gastronomia local. 

Fevereiro

  • Nova Zelândia – Wairarapa Wines Harvest Festival

Em 2022, o Wairarapa Wines Harvest Festival está agendado para acontecer nos dias 25 e 26 de fevereiro.

Realizado numa localidade conhecida como The Cliffs, às margens do Rio Ruamahunga, na zona rural de Wairarapa (Nova Zelândia), o festival tem longa programação ao longo do dia, sempre voltada para os amantes de vinhos e de gastronomia.

Além das atrações enogastronômicas, são promovidos shows musicais, exposição de arte e exibições artísticas variadas, contemplando todos os gostos entre os apreciadores de vinhos.

Março

  • Argentina – Vendimia 2022

Realizada na primeira semana de março, a Fiesta Nacional de la Vendimia celebra a primeira temporada da colheita das uvas em Mendoza.

O evento já foi considerado um dos maiores no segmento em todo o mundo, e atrai turistas de diversos países. 

  • Chile – Fiestas de la vendimia

No Chile, as festas de colheita acontecem entre os meses de março e abril e são imperdíveis para quem estiver passando pelo país.

Neste período, as vinícolas chilenas colhem as uvas para preparar os vinhos da temporada e se reúnem para receber turistas. 

Ouça também: Wineverso PodcastA maior feira de vinhos da América Latina

Cada região costuma organizar sua própria festa, então as datas variam, mas é possível consultar por meio das próprias vinícolas ou de agências de turismo.

  • Estados Unidos – Disney California Adventure Food & Wine Festival

Realizado na Califórnia, nos Estados Unidos, o Disney California Adventure Food & Wine Festival reúne quiosques temáticos que oferecem aos visitantes comidas e bebidas locais.

Além disso, os vinhos e as cervejas produzidas por lá também têm destaque, com seminários, workshops, degustações e mais. 

O festival foi interrompido em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, mas tem data prevista para o retorno: 4 de março de 2022. 

A programação segue até o dia 26 de abril de 2022.

Abril

  • Austrália – Barossa Vintage Festival

Tradição na Austrália desde 1947, o Barossa Vintage Festival permite que os convivas comam, bebam e aproveitem o modo de viver da região. 

A celebração exalta o vinho australiano, a gastronomia, a comunidade, a cultura e a herança local, geralmente em cinco dias de evento. 

A pandemia alterou a agenda recente, e em 2021 o evento foi realizado em abril. Para 2022 ainda não há datas confirmadas pela organização, mas a informação deve sair em breve nos canais oficiais. 

Junho

  • Brasil – Fenavinho

Profundamente ligada à história de Bento Gonçalves, a Festa Nacional do Vinho, mais conhecida como Fenavinho, é promovida desde 1967, com o objetivo de divulgar o potencial da produção dos vinhos gaúchos.

Os visitantes podem apreciar o vinho, grande protagonista, de diversas maneiras: nos tradicionais garrafões usados antigamente, em garrafas finas, ou até mesmo encanado, modo que chama mais a atenção por conta da criatividade.

A 17ª edição da festa está marcada para acontecer de 9 a 19 de junho de 2022, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

Agosto

  • Portugal – Festa do Vinho Madeira

A Festa do Vinho Madeira é uma das principais atrações turísticas da localidade da Ilha da Madeira, e tem como objetivo celebrar a importância da bebida para a cultura da região e também seu potencial socioeconômico. 

A festividade é realizada durante a vindima na Ilha da Madeira, em Portugal, entre o final de agosto e o início do mês de setembro, quando é celebrada também a Semana Europeia de Folclore, além de exposições de obras alusivas ao vinho e à enocultura em geral. 

Imagem de Budapeste, na Hungria, ilustra post sobre eventos de vinho em 2022

Setembro

  • Hungria – Budapest Wine Festival

Há mais de três décadas, a Hungria sedia o Budapest Wine Festival, atraindo milhares de visitantes locais e estrangeiros ano a ano.

Em 2022, o festival vai ser feito nos dias 8, 9, 10 e 11 de setembro, no Buda Castle, considerado patrimônio da humanidade desde 1987 pela  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Ou seja, uma boa chance de conhecer o palácio húngaro e ainda descobrir mais sobre a produção de vinhos do país.

  • Itália (Langhe) – Festa di Barolo

Geralmente celebrada em setembro, durante o alto verão italiano, a Festa di Barolo celebra “o rei dos vinhos” e a produção gastronômica de Langhe, localizada na região do Piemonte.

Ruas e praças ficam lotadas de balcões de expositores e de estações de degustação de petiscos e acepipes típicos do Piemonte, onde também é possível provar os vinhos produzidos pelos melhores enólogos do Barolo

No período da festa, também é possível realizar visitas turísticas às caves da região, conhecendo mais sobre a história da produção do Barolo e outros detalhes importantes. 

A data do evento em 2022 ainda não foi divulgada, mas vale ficar de olho para não perder a chance.

  • Itália (Sicilia) – ViniMilo Sagra dei Vini dell’Etna

Em cerca de dez dias de evento, são colocados à disposição dos visitantes mais de 100 rótulos para degustação de forma gratuita, com sugestões de pratos de alta gastronomia. Trata-se do ViniMilo Sagra dei Vini dell’Etna, realizado na comuna de Milo, na Itália.

O evento é uma maneira de divulgar os produtos e as adegas da Sicília, e é realizado sempre durante as duas primeiras semanas de setembro.

A região recebe dezenas de milhares de visitantes e turistas, que lotam as ruas e praças da vila se dedicando a aproveitar o que há de melhor da comida e da bebida da região italiana.

A programação também inclui apresentações de música, mesas redondas, jantares temáticos, visitas a vinícolas e mais. 

Imagem ilustrativa para post sobre eventos de vinho em 2022

Outubro

  • Espanha – Cava Week

Sant Sadurní d’Anoia é a cidade da Catalunha que mais produz o Cava, tradicional espumante espanhol, concentrando 85% da produção nacional.

É por lá que promovem o Cava Week, festival com programação que inclui eventos gastronômicos e concertos musicais.

Dica de leitura: Burmester: uma história tricentenária de excelência no Douro

Realizada sempre em 12 de outubro, a festa ainda mobiliza os visitantes para corrida de bicicleta, jantares temáticos, simpósios e passeio de trem por Barcelona

  • Suíça – Fêtes de la Vigne

Celebrada desde 2011, a Fête de la Vigne é uma festa gratuita, que oferece atividades diversas e muito vinho aos visitantes, e é sediada na cidade de Nyon, a cerca de 25 quilômetros de Genebra. 

Anualmente, no início de outubro, o evento celebra a vindima e promove uma interação entre os viticultores, a comunidade e os turistas. 

Em 2022, a festa está programada para os dias 30 de setembro e 1 de outubro.

Novembro

  • Estados Unidos – California Wine Festival

Imagine só a proposta de degustação de vinhos californianos de diferentes produtores em um dos melhores cenários locais? 

É a proposta do California Wine Festival, que ainda reúne gastronomia e muita música perto do mar. 

A próxima edição do evento está agendada para os dias 11 e 12 de novembro de 2022, em Huntington Beach, e promete juntar chefs renomados norte-americanos e as melhores vinícolas da Califórnia.

  • França – Beaujolais Nouveau Day

Previsto para ser realizado no dia 16 de novembro de 2022, o Beaujolais Nouveau Day acontece uma vez ao ano, sempre na terceira quarta-feira de novembro, na região de Beaujolais, no sul da Borgonha, França. 

Locais e visitantes se reúnem para um concurso de degustação de vinhos em que os participantes precisam identificar mais de uma dezena de vinhos Beaujolais (feitos com a Gamay francesa) por meio da prova de paladar. 

O vencedor leva para casa um barril de vinho com o mesmo peso de seu corpo, oferecido pela organização do evento. Turistas do mundo inteiro prestigiam a festa.

Anotou na agenda os eventos que mais despertaram interesse? Que tal começar a aquecer o paladar? Assine já o Clube Wine e aproveite para receber os melhores rótulos no conforto de casa!

Escrito por: Wine