Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Harmonização de A a W

Quais são os melhores vinhos para o Natal? Confira!

24 dezembro 2020
  • 27 visualizações
  • 0 comentários

Vai preparar a ceia de Natal e está em dúvida sobre como harmonizar o cardápio com os vinhos? Separamos algumas dicas. Confira!

Nada como reunir pessoas que amamos ao redor da mesa de Natal, não é mesmo?! A poucos dias das festas de final de ano, dúvidas podem surgir na hora dos preparativos para receber amigos e familiares em casa. 

Se o cardápio está escolhido, como harmonizar o menu com os vinhos? 

Se existe a preferência pelos tintos, pelos brancos ou espumantes, como combinar os rótulos com pratos que tragam a harmonia perfeita à ceia?

Separamos uma série de dicas para que você saiba escolher os melhores vinhos para o Natal. Confira!

Harmonização: melhores vinhos para o Natal

Carnes brancas

Seja um tender, um peru ou lombo assado, as carnes brancas costumam assumir o papel de protagonista nas ceias de Natal dos brasileiros. Para quem optar pelas carnes brancas como pratos principais e preferir os tintos, o ideal é escolher vinhos com pouca ou nenhuma passagem por barrica de carvalho. Entre as uvas, boas opções são a Pinot Noir, Merlot, Tempranillo ou Sangiovese. 

Também é possível harmonizar com vinhos brancos estruturados, como os Chardonnays. Como são carnes com sabores mais suaves, é indicado evitar os tintos mais encorpados, com taninos acentuados que podem se sobrepor ao prato. 

Dicas de vinhos:

Carne vermelha

Quando falamos de harmonização entre vinhos e carnes vermelhas, a primeira coisa que precisamos considerar para uma combinação perfeita são os rótulos de tintos. No entanto, quem optar por carne vermelha para a ceia de Natal precisa saber que as características do prato vão fazer a diferença na escolha da melhor uva para a harmonização. 

Uma dica importante para escolher o vinho ideal é analisar a quantidade de gordura presente em cada corte, a intensidade de sabor e a maciez. Caso a carne seja servida com acompanhamentos e/ou molhos, é imprescindível considerar esses elementos para a harmonização.

Para as carnes mais magras, vinhos com corpo médio e taninos médios como o Pinot Noir são ótimas opções. Quando for optar por uma carne mais gordurosa, como a picanha, por exemplo, o indicado é escolher um rótulo com acidez mais acentuada, como é o caso do Cabernet Sauvignon e da uva Carménère

Para aqueles que preferem os rosés, eles são também ótimas opções para as carnes ou pratos mais gordurosos por serem mais ácidos – bons para limpar o paladar. 

Dicas de vinhos:

Panetone

Impossível pensar em Natal sem lembrar de um bom panetone! Para harmonizar com a sobremesa típica das comemorações natalinas, a principal dica é observar os ingredientes do tipo de panetone escolhido e lembrar que quanto mais doce for a sobremesa, mais doce também deve ser o vinho para que os sabores não briguem.

Para os chocotones, ótimas opções para a harmonização são a uva Tannat e o vinho Marsala. Se o escolhido é o tradicional panetone com uvas cristalizadas, é indicado que a harmonização seja feita com vinhos que tenham notas frutadas, como os rótulos da uva Moscato. 

Dicas de vinhos:

Rabanada

Assim como no caso dos panetones, é fundamental observar o nível de doçura da tradicional rabanada ao escolher o vinho para harmonizar com a receita. A sobremesa, bastante doce e marcada pelo aroma de canela, combina perfeitamente com vinhos brancos ou espumantes igualmente doces.

Para quem ama o toque da canela, uma outra opção para além dos brancos e espumantes, é apostar em um Porto Tawny.

Dicas de vinhos:

Agora que você já sabe como harmonizar perfeitamente os melhores vinhos para a ceia de Natal, que tal também entender como escolher o espumante ideal para o Ano Novo? Confira dicas e 10 espumantes para o réveillon

Escrito por: Wine