Famille J-M Cazes A.O.C. Saint-Estèphe 2016

  • França França
  • Tinto
  • Seco
  • 750 ml
Famille J-M Cazes A.O.C. Saint-Estèphe 2016
170614-tbt-iz

Comentário do Sommelier

Famille J-M Cazes é um exemplar bordalês da prestigiada A.O.C. Saint-Estèphe situado no extremo norte do Haut-Médoc na margem esquerda de Bordeaux. Os vinhos Saint-Estèphe são poderosos, concentrados e ricos, com taninos firmes e com maior acidez do que os vinhos do sul do Médoc. Este corte é predominantemente Cabernet Sauvignon (59%), característico da margem esquerda de Bordeaux, Merlot (39%), Cabernet Franc (2%), proporcionando um blend mais encorpado. Fica 12 meses em barricas de primeiro e segundo uso, o que agrega maior complexidade, corpo, estrutura, aromas e sabores ao exemplar. Um vinho com uma presença marcante, bem estruturado e muita elegância!

Ficha Técnica

Uva
Cabernet Sauvignon (59%), Merlot (39%), Cabernet Franc (2%)
País - Região
França - Saint-Estèphe
Classificação
Seco
Vinícola
Jean-Michel Cazes
Safra
2016
Amadurecimento
12 meses em barricas de primeiro e segundo uso
Teor Alcoólico
13.50% ABV
Temperatura de serviço
17 °C
Potencial de guarda
10 anos
Decantação
45 minutos
Olfativo
Aromas de frutas vermelhas e pretas maduras, especiarias, notas amadeiradas, tabaco, café e chocolate
Visual
Rubi profundo com reflexos violáceos
Gustativo
Corpo médio para encorpado, bem estruturado, intenso, frutado, taninos firmes, acidez média para alta, final elegante, ligeiramente picante e amadeirado
Harmonização
Opte por pratos mais estruturados, carnes vermelhas assadas, cozidas, grelhadas ou defumadas, carnes brancas mais intensas, molhos à base de tomate, especiarias ou queijos. Dicas: bife ancho com molho chimichurri, risoto de ossobuco, tagliolini com taleggio e trufa negra.