Suolo Rosso D.O.P. Primitivo di Manduria 2020

  • Itália Itália
  • Tinto
  • Meio Seco
  • 750 ml
4.7
Suolo Rosso D.O.P. Primitivo di Manduria 2020

Comentário do Sommelier

Primitivo di Manduria foi uma das primeiras D.O.C. do sul da Itália e é responsável pelos vinhos mundialmente mais respeitados feitos com a uva Primitivo. É uma das principais denominações da Puglia, o "salto da bota" da Itália ao sul do país. O nome Suolo Rosso é uma referência ao solo naturalmente avermelhado da região, uma característica que também faz deste um terroir único, em uma garrafa com um design moderno que surpreende ao olhar. Primitivo é uma uva que gera vinhos intensos, de coloração profunda, suculento, mais encorpado, expressivamente frutado e com alto teor alcoólico. É um vinho fantástico para acompanhar pratos com carnes defumadas ou grelhadas, molhos mais intensos ou agridoces, e também fica ótimo para acompanhar uma noite de pizzas!

Ficha Técnica

Uva
Primitivo
País - Região
Itália - Puglia
Classificação
Meio Seco
Vinícola
Farnese
Safra
2020
Amadurecimento
6 a 8 meses em barricas de carvalho francês e americano
Teor Alcoólico
14.50% ABV
Temperatura de serviço
16 °C
Potencial de guarda
6 anos
Decantação
30 minutos
Olfativo
Frutas pretas e vermelhas em compota, especiarias doces, caramelo, baunilha, coco, cacau
Visual
Rubi profundo
Gustativo
Corpo médio para encorpado, frutado com leve amadeirado, intenso, bem estruturado, taninos macios, boa acidez, final longo
Harmonização
Opte por pratos mais estruturados, carnes vermelhas assadas, cozidas, defumadas ou grelhadas, carnes brancas mais intensas, molhos à base de tomate, especiarias, ervas secas, queijos ou molhos mais apimentados. Dicas: risoto de ossobuco, bife de chorizo com batatas ao murro, berinjela assada e recheada com queijo e tomate seco, costela suína ao molho barbecue.