Carpineto Riserva D.O.C.G. Vino Nobile di Montepulciano 2018

  • Itália Itália
  • Tinto
  • Seco
  • 750 ml
3 premiações 3
4.3
Carpineto Riserva D.O.C.G. Vino Nobile di Montepulciano 2018
170614-tbt-iz
Pontuações da Safra
  • 2018
    3 premiações 3
    • RP 91
    • DC 95
    • WS 94

Comentário do Sommelier

Vino Nobile di Montepulciano é uma preciosidade da Toscana que você precisa conhecer! Este é um vinho secular e cheio de detalhes especiais, há menções históricas que datam mais de dois mil anos! Em 1685, Francesco Redi (biólogo italiano) afirmou que "de todos os vinhos, Montepulciano é rei.”, em 1759, Voltaire o elogiou em “Candido, ou o Otimismo”, e no século XVIII passou a ser chamado de Nobile, pois era considerado o vinho preferido dos nobres daquela região naquela época. Um vinho cheio de histórias e com muito renome que alcançou na década de 1980 o maior reconhecimento: a aprovação da Denominazione di Origine Controllata e Garantita (D.O.C.G.), a mais alta classificação de vinhos da Itália. Intenso e complexo, esse rótulo Riserva fica 2 anos em foudres ovais de carvalho eslavo, barricas de maior capacidade de litros com o propósito de amaciar a bebida sem trazer notas de madeira, e também em barricas de carvalho francês de 225 L, barricas menores que aumenta a superfície de contato com o vinho e agrega em corpo, aromas e sabores. Depois, fica entre 6 a 8 meses em garrafa em ambiente com temperatura e humidade controladas antes de ser comercializado. Um vinho complexo, intenso, harmonioso, aveludado e nobre! Esta safra recebeu 94 pontos Wine Spectator e a Medalha de Ouro com 95 pontos no Decanter Awards.

Ficha Técnica

Uva
Sangiovese (mínimo 70%), Canaiolo, Merlot e outras castas autorizadas (máximo 30%)
País - Região
Itália - Montepulciano
Classificação
Seco
Vinícola
Carpineto
Safra
2018
Amadurecimento
2 anos em toneis de carvalho eslavo, uma pequena parte estagia em barricas de carvalho francês, e ao final mais 12 meses em garrafa.
Teor Alcoólico
14.00% ABV
Temperatura de serviço
17 °C
Potencial de guarda
10 anos
Decantação
45 minutos
Olfativo
Frutas vermelhas maduras como cereja e groselha, especiarias, sutil violeta. Toque balsâmico, folhas secas, terroso, couro, carvalho e tabaco
Visual
Rubi com reflexos granada
Gustativo
Corpo médio para encorpado, bem integrado e estruturado, frutado com nuances da barrica e toques balsâmicos, complexo taninos presentes, aveludado, acidez vibrante, final longo
Harmonização
Opte por pratos mais estruturados, carnes vermelhas assadas, cozidas, grelhadas ou defumadas, carnes brancas mais intensas, molhos à base de tomate, especiarias ou queijos. Dicas: bife ancho na brasa, nhoque com ragu de ossobuco, risoto de funghi.