Colección De Familia La Mateo D.O.Ca. Rioja 2020

  • Espanha Espanha
  • Tinto
  • Seco
  • 750 ml
5.0
Colección De Familia La Mateo D.O.Ca. Rioja 2020
170614-tbt-iz
O produto que
você queria acabou. =( Confira nossas sugestões para você
O produto que
você queria acabou. =( Confira nossas sugestões para você

Comentário do Sommelier

Colección de Familia La Mateo foi elaborado a partir de uma rigorosa seleção das variedades Tempranillo, Garnacha e Graciano, todas escolhidas a dedo em "El Salobral", o vinhedo mais emblemático da vinícola, com orientação norte-sul e solos argilosos e calcários. O vinho é produzido com fermentação malolática em barris novos de 225 litros, e é submetido a um processo de amadurecimento de 14 meses em barricas de carvalho francês Allier, Nevers, Tronçaise & Jupilles (85%) e americano da Pensilvânia (15%). Para preservar aromas e sabores, foi engarrafado sem filtrar, afinando por mais 18 meses em garrafa antes de sua comercialização. Um vinho potente, corpulento, longevo, de excelente estrutura e complexidade que preenche a boca deixa uma longa e graciosa persistência. Um linha de produção limitada com garrafas numeradas!

Ficha Técnica

Uva
70% Tempranillo, 27% Garnacha e 3% Graciano
País - Região
Espanha - Rioja
Classificação
Seco
Vinícola
Bodegas D. Mateos
Safra
2020
Amadurecimento
14 meses em barricas, sendo 85% em carvalho francês e 15% em carvalho americano. Seguido por, no mínimo, 18 meses em garrafa antes de ser comercializado
Teor Alcoólico
14.50% ABV
Temperatura de serviço
18 °C
Potencial de guarda
12 anos
Decantação
60 minutos minutos
Olfativo
Frutos vermelhos e pretos maduros como morango, amora, ameixas e groselha com notas de especiarias, carvalho tostado, defumado, couro e tabaco
Visual
Rubi intenso com reflexos granada
Gustativo
Encorpado, bem equilibrado, volumoso e com boa estrutura, frutado com nuances da barrica, taninos presentes, boa acidez, final longo Harmonização Opte por pratos mais estruturados, carnes vermelhas assadas, grelhadas ou defumadas, carnes brancas mais intensas, molhos à base de tomate, especiarias ou queijos. Dicas: bife ancho com crosta de alho e parmesão, cordeiro assado, legumes na grelha acompanhado com aligot de mandioquinha. Avaliações dos clientes (6) 4.8 de 5 estrelas OrdenarMelhores avaliaçõesMais recentes Você precisa estar logado e ter comprado o produto para avaliá-lo. Foto do perfil GSCN 01/12/2022 Responder (0) Foto do perfil THAYSA 09/08/2023 Esplêndido! Responder (0) Foto do perfil OTONIEL 02/08/2022 Excelente custo benefício Responder (0) Foto do perfil GARRETT 29/10/2023 Violáceo de média intensidade para intenso, média densidade, halo e reflexos violáceo mais claros, límpido e brilhante. Aromas de licor de ameixa preta, mirtilo, amarena, carvalhinho, couro novo, intenso e de média persistência. Em boca tem um toque de rusticidade do tanino, fresco com boa acidez, untuoso, equilíbrio alto, com retrogosto levemente amadeirado e toque de baunilha.
Harmonização
Opte por pratos mais estruturados, carnes vermelhas assadas, grelhadas ou defumadas, carnes brancas mais intensas, molhos à base de tomate, especiarias ou queijos. Dicas: bife ancho com crosta de alho e parmesão, cordeiro assado, legumes na grelha acompanhado com aligot de mandioquinha.