Carpineto D.O.C. Rosso di Montalcino 2021

  • Itália Itália
  • Tinto
  • Seco
  • 750 ml
2 premiações 2
4.5
Carpineto D.O.C. Rosso di Montalcino 2021
041124-black-november
O produto que
você queria acabou. =( Confira nossas sugestões para você
O produto que
você queria acabou. =( Confira nossas sugestões para você
Pontuações da Safra
  • 2021
    2 premiações 2
    • WE 95
    • DC 90

Comentário do Sommelier

A propriedade Montalcino da vinícola Carpineto é uma das mais altas da denominação, com altitude de 500 metros acima do nível do mar. As vinhas estão rodeadas por bosques densos que protegem os vinhedos dos ventos quentes e úmidos do oeste que vêm da Maremma, sudoeste da Toscana, e conferem aos vinhos condições singulares de amadurecimento. Carpineto D.O.C. Rosso di Montalcino é elaborado com a uva Sangiovese Grosso das montanhas, um microclima único que confere aos vinhos bouquets intensos, acidez vibrante, elegância fina e grande longevidade. Um tinto proveniente de vinhas mais jovens e com menor tempo de maturação em carvalho fazendo destacar a coloração rubi brilhante, o exuberante caráter frutado, os taninos macios e a acidez vibrante. Um exemplar elegante, refrescante, intenso e cheio de personalidade. Uma joia que precisa estar na sua adega, ou melhor, na sua taça! Esta safra recebeu 95 pontos Wine Enthusiast, 91 pontos Gilbert and Gaillard e Medalha de Prata com 90 pontos no Decanter Awards.

Ficha Técnica

Uva
Sangiovese Grosso
País - Região
Itália - Montalcino
Classificação
Seco
Vinícola
Carpineto
Safra
2021
Amadurecimento
Cerca de um ano de envelhecimento em barris eslavos de diferentes capacidades
Teor Alcoólico
15.00% ABV
Temperatura de serviço
17 °C
Potencial de guarda
8 anos
Decantação
45 minutos
Olfativo
Frutas silvestres, cereja, especiarias e toque floral como violeta
Visual
Rubi com reflexos granada
Gustativo
Corpo médio para encorpado, frutado, volumoso, aveludado, boa estrutura, taninos macios, acidez média para alta, final longo e persistente
Harmonização
Opte por pratos de média estrutura, carnes vermelhas magras assadas ou grelhadas, carnes brancas mais intensas, molhos à base de tomate, queijos ou especiarias. Dicas: lasanha à bolonhesa, nhoque com carne de panela, filé mignon ao molho de cogumelos.