Lagar de Burmester Reserva D.O.C. Douro Tinto 2021

  • Portugal Portugal
  • Tinto
  • Meio Seco
  • 750 ml
Lagar de Burmester Reserva D.O.C. Douro Tinto 2021

Comentário do Sommelier

Produzido no Douro, Portugal, pela renomada vinícola Burmester que tem mais de 260 anos de tradição, conhecimento e história na produção de vinhos na D.O.C. Douro. Esse tinto traz três uvas tintas muito representativas dessa região vitivinícola, a Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz provenientes das das sub-regiões Cima Corgo e Douro Superior na D.O.C. Douro, a mais antiga região demarcada do mundo, demarcada em 1756 pelo Marquês de Pombal, e reconhecida pela UNESCO como patrimônio da humanidade. Lagar de Burmester Reserva é marcado pela sua ligação à Quinta do Arnozelo, no Douro Superior, com cerca de 100 hectares de vinha plantadas em solos predominantes de xisto, uma característica natural da região cujo solo não retém água, fazendo com que as raízes das videiras expandam para camadas mais produndas à procura de água, impctando de forma positiva na maturação das uvas e na qualidade dos bagos, pois garante a obtenção de água de forma mais equilibrada e de nutrientes de forma mais concentrada. Com uvas cuidadosamente selecionadas de um terroir excepcional, este exemplar amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano, o que agregou maior estrutura e complexidade. Nos aromas, apresenta notas complexas e ricas de fruta preta e cacau com leves toques de especiarias. Na boca, revela-se elegante e aveludado com uma acidez acertada que lhe confere uma sensação de frescor envolvente, tendo um final gracioso e persistente. Um exemplar complexo, expressivo e elegante!

Ficha Técnica

Uva
Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz
País - Região
Portugal - Douro
Classificação
Meio Seco
Vinícola
Burmester
Safra
2021
Amadurecimento
12 meses em barricas de carvalho francês e americano
Teor Alcoólico
13.50% ABV
Temperatura de serviço
17 °C
Potencial de guarda
8 anos
Decantação
45 minutos
Olfativo
Aromas ricos e complexos de frutas pretas, cacau e toques de especiarias
Visual
Rubi profundo
Gustativo
Corpo médio para encorpado, complexo, bem estruturado, taninos maduros, textura aveludada, acidez média para alta, agradável frescor, final longo e elegante
Harmonização
Opte por pratos mais estruturados, carnes vermelhas assadas, cozidas ou grelhadas, carnes brancas mais intensas. Dicas: guisado de carne com legumes, paleta de cordeiro assada, lasanha de berinjela.