Monti Garbi Superiore D.O.C. Valpolicella Ripasso 2020

  • Itália Itália
  • Tinto
  • Seco
  • 750 ml
4.0
Monti Garbi Superiore D.O.C. Valpolicella Ripasso 2020
170614-tbt-iz

Comentário do Sommelier

Ripasso della Valpolicella é um vinho tinto da região de Veneto, no nordeste da Itália. Em italiano, Ripasso significa “passar de novo”, e é este o nome dado à técnica que consiste em realizar uma segunda fermentação dos lotes de Valpolicella recém fermentados com bagaços remanescentes da produção de Amarone, vinho ícone italiano, ou do Recioto. O vinhos Ripasso são um verdadeiro resgate de uma tradicional produção de vinhos no Vêneto, e tem um resultado surpreendente: vinhos com maior complexidade, riqueza, mais tânicos e mais alcoólicos do que o Valpolicella Classico. Exemplar elaborado pela Tenuta Sant'Antonio, vinícola que preza pela qualidade e inovação, e que nasceu da paixão de quatro irmãos pelo mundo do vinho. Um exemplar intenso, complexo e bem estruturado!

Ficha Técnica

Uva
Oseleta, Corvinone, Rondinella, Croatina
País - Região
Itália - Valpolicella
Classificação
Seco
Vinícola
Tenuta Sant'Antonio
Safra
2020
Amadurecimento
12 meses em barricas de carvalho de 500 litros
Teor Alcoólico
14.00% ABV
Temperatura de serviço
16 °C
Potencial de guarda
10 anos
Decantação
45 minutos
Olfativo
Frutas vermelhas maduras como cereja, frutas secas, especiarias, amadeirado, toque de couro
Visual
Rubi médio com reflexos granada
Gustativo
Corpo médio para encorpado, intenso, frutado com nuances da barrica, bem estruturado, taninos presentes, acidez média para alta
Harmonização
Opte por pratos mais estruturados, carnes vermelhas assadas, cozidas ou grelhadas, molhos à base de tomate, queijos ou especiarias. Dicas: filé ao molho madeira, costelinha suína ao molho barbecue, espaguete à putanesca, nhoque de abóbora com cogumelos na manteiga de sálvia.