Sagrado D.O.C. Douro Vinhas Velhas Tinto 2016

  • Portugal Portugal
  • Tinto
  • Seco
  • 750 ml
4.0
Sagrado D.O.C. Douro Vinhas Velhas Tinto 2016
O produto que
você queria acabou. =( Confira nossas sugestões para você
O produto que
você queria acabou. =( Confira nossas sugestões para você

Comentário do Sommelier

Quinta do Sagrado é uma das mais antigas vinícolas do Pinhão, uma sub-região de Cima Corgo no coração do Douro. O Douro é a mais antiga região demarcada do mundo, delimitada por Marquês de Pombal em 1756 e reconhecida pela UNESCO como patrimônio da humanidade! Sagrado Vinhas Velhas é um vinho intenso e complexo elaborado apenas com uvas típicas portuguesas provenientes de Vinhas Velhas de mais de 65 anos, sendo as mais conhecidas a Tinta Roriz, Touriga Nacional e Touriga Franca, e outras menos conhecidas como Tinta Amarela, Tinta Barroca e Tinta Miúda. Um legítimo vinho do Douro com bom volume e corpo! Além de ser elaborado com uvas de Vinhas Velhas - vinhas com baixo rendimento, todavia, com maior qualidade e concentração de nutrientes - , este exemplar passou por colheita manual para a seleção criteriosa das melhores uvas, teve fermentação com leveduras indígenas para preservar a autenticidade do terroir, e ficou 18 meses em barricas novas e usadas de carvalho francês de 225 litros para agregar corpo, estrutura, complexidade e deixar os taninos mais polidos. Um espetáculo de vinho que merece ser a estrela principal da noite! Vinho adequado para veganos.

Ficha Técnica

Uva
Vinhas Velhas
País - Região
Portugal - Douro
Classificação
Seco
Vinícola
Quinta do Sagrado
Safra
2016
Amadurecimento
18 meses em barricas novas e usadas de carvalho francês de 225 litros
Teor Alcoólico
15.00% ABV
Temperatura de serviço
18 °C
Potencial de guarda
15 anos
Decantação
65 minutos
Olfativo
Frutas pretas e vermelhas maduras, frutas secas, cassis, chocolate, tabaco, especiarias, toque de couro
Visual
Rubi profundo
Gustativo
Encorpado, intenso, estruturado, complexo, volumoso, frutado com nuances da barrica, taninos presentes e polidos, acidez média, final longo
Harmonização
Opte por pratos mais estruturados, carnes vermelhas assadas, cozidas, grelhadas ou defumadas, molhos mais intensos à base de tomate, queijos ou especiarias. Dicas: costela defumada, ossobuco com polenta mole, risoto de funghi.