Schola Sarmenti Cubardi I.G.T. Salento Primitivo 2021

  • Itália Itália
  • Tinto
  • Meio Seco
  • 750 ml
Schola Sarmenti Cubardi I.G.T. Salento Primitivo 2021

Comentário do Sommelier

Este Primitivo é elaborado pela vinícola Schola Sarmenti, vinícola com vinhedos na Puglia, região conhecida como o 'salto da bota' no sul da Itália. Proveniente de vinhas de mais de 65 anos, este exemplar, este vinho expressa notas intensas de frutas maduras com um amável final de chocolate e café. O sabor do Cubardi é aveludado e envolvente, com taninos capazes de se expandir agradavelmente, deixando um prazeroso e persistente final na boca. Com uma textura aveludada, permanece no paladar com teimosia, sugerindo a sua forte personalidade. A uva Primitivo, orgulho da região da Puglia, é conhecida pelo amadurecimento desigual, então os cachos precisam ser deixados na videira para amadurecer completamente. Isso leva a um alto teor de açúcar nas bagas, o que, por sua vez, resulta em vinhos com alto teor alcoólico. Além disso, as bagas são de pele fina e bastante pequenas, o que proporciona taninos potencialmente mais altos. Proporciona vinhos impetuosos, com notas de frutas maduras e em compotas, suculentos e intensos. Excelente vinho para harmonizar com carnes grelhadas e defumadas!

Ficha Técnica

Uva
Primitivo
País - Região
Itália - Salento
Classificação
Meio Seco
Vinícola
Schola Sarmenti
Safra
2021
Amadurecimento
6 meses em barricas de carvalho francês tostado médio. E mais 8 meses de afinamento na garrafa
Teor Alcoólico
15.00% ABV
Temperatura de serviço
16 °C
Potencial de guarda
7 anos
Decantação
35 minutos
Olfativo
Frutas pretas maduras, frutas secas, especiarias, toques de tabaco, chocolate e leve toque final de café
Visual
Rubi profundo
Gustativo
Encorpado e aveludado, frutado com nuances de barrica, estruturado, bem integrado, com taninos presentes e macios, final longo
Harmonização
Opte por pratos mais estruturados, carnes vermelhas assadas, cozidas, grelhadas ou defumadas, carnes brancas mais intensas, molhos concentrados, apimentados ou à base de tomate, especiarias e queijos. Dicas: costela suína ao molho barbecue, pulled pork, sanduíche de brisket, quibe assado de abóbora com especiarias.