Ventisquero Queulat Gran Reserva D.O. Valle del Maipo Syrah 2020

  • Chile Chile
  • Tinto
  • Seco
  • 750 ml
Ventisquero Queulat Gran Reserva D.O. Valle del Maipo Syrah 2020

Comentário do Sommelier

Os vinhos chilenos estão entre os mais importados pelo Brasil ocupando, há mais de dez anos, o topo do ranking. Um grupo que tem contribuído com essa posição é a Ventisquero, com seus vinhos modernos, vanguardistas, de alta qualidade e com responsabilidade ambiental. Presente no Brasil há mais de uma década, a premiada vinícola Ventisquero nasceu em 1998 no tradicional Valle del Maipo, e se expandiu para regiões como Leyda, Colchagua e Huasco, totalizando mais de mil hectares que produzem cerca de 3,5 milhões de garrafas por ano. A vinícola se propôs a fazer vinhos de alta qualidade, vanguardistas e modernos. A lenda diz que no sul do Chile existiria uma cidade encantada, construída de ouro e possuindo valiosos tesouros, tal cidade nunca foi encontrada, porém algo mágico foi descoberto: a mais bela geleira suspensa, denominada Queulat. Foi ai que nasceu a inspiração para este vinho, por seu caráter e força que juntamente com sua elegante e delicada composição de formas e cores, fazem-nos sentir os verdadeiros descobridores do maior dos tesouros. Um vinho elaborado a partir da uva Syrah de um único vinhedo localizado no Valle do Maipo. Um vinho estruturado, com taninos macios devido ao seu tempo em barricas de carvalho francês e americano e um final persistente em boca. Com aromas intensos de frutas como amoras, ameixas e mirtilos sobre toque de especiarias além de toque defumado e de tabaco, percebemos muita vida e energia encantadora a cada gole. Vinho adequado para veganos por não utilizar produtos de origem ou derivados de animais.

Ficha Técnica

Uva
Syrah
País - Região
Chile - Valle del Maipo
Classificação
Seco
Vinícola
Viña Ventisquero
Safra
2020
Amadurecimento
12 meses (80% francês e 20% americano de tosta média e grão fino)
Teor Alcoólico
13.50% ABV
Temperatura de serviço
16 °C
Potencial de guarda
7 anos
Olfativo
Aromas intensos de frutas como amoras, ameixas e mirtilos, sobre toques de especiarias como pimenta preta. Notas de tabaco e defumado vindas do seu tempo em barrica.
Visual
Rubi intenso
Gustativo
Estruturado, com taninos macios, agradável frescor e final longo em boca.
Harmonização
Opte por pratos mais estruturados, carnes vermelhas assadas, cozidas, grelhadas ou defumadas, molhos à base de tomate, queijos ou especiarias. Dicas: bife de chorizo ao chimichurri, ossobuco ao vinho tinto, espaguete com almôndegas de lentilha ao sugo.