Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

O vinho é afrodisíaco?

30 agosto 2021
  • 10800 visualizações
  • 0 comentários

Conhecido como a bebida mais romântica do mundo, o vinho traz muitos benefícios. Mas será que a nossa bebida preferida também é afrodisíaca? Leia mais

O vinho é presença garantida em algumas das ocasiões mais especiais de nossas vidas e, quando consumido na medida certa, pode trazer diversos benefícios para a saúde, além de ainda proporcionar efeitos afrodisíacos. 

Nossa bebida favorita provoca o relaxamento do corpo e da mente, ajuda a derrubar barreiras sociais e ainda estimula a espontaneidade das pessoas, o que traz a possibilidade de momentos mais prazerosos tanto para homens quanto para mulheres. 

A crença de que os vinhos são afrodisíacos, aliás, é bem antiga. Alguns registros históricos contam que gregos e romanos já cultuavam a bebida como um estimulante sexual. 

Dica de leitura: Posso misturar diferentes tipos de vinho?

A verdade é que o vinho é rico em um poderoso antioxidante chamado resveratrol, que auxilia no combate aos radicais livres, substâncias que se formam naturalmente no nosso organismo e são nocivas para o funcionamento do metabolismo. O bem-estar causado pelo resveratrol também pode influenciar, portanto, no apetite sexual das pessoas. 

Independentemente do resveratrol, é fato que quando apreciamos uma garrafa de vinho em boa companhia, sentimos o corpo mais relaxado e podemos chegar a ficar mais desinibidos.

Neste caso, existem cientistas que investigam a ação dos polifenóis na dilatação das veias, melhorando a circulação sanguínea em todo o corpo, inclusive nas áreas erógenas, as partes que funcionam como gatilhos para a sensação de prazer.

Ouça também:  Wineverso PodcastConheça a Denominação Vin de France

Algumas pesquisas ainda reúnem indícios de que os aromas notados no vinho também podem ter efeitos afrodisíacos. As notas aromáticas que remetem a frutas vermelhas e a flores como jasmim, segundo os estudiosos, são capazes de estimular a sensualidade e a excitação durante a experiência sensorial de degustar um vinho.

Então, se você já tem o hábito de escolher um bom rótulo para acompanhar o clima mais acolhedor de um jantar especial, está no caminho certo! 

Confira abaixo algumas sugestões de vinhos selecionados pela equipe de especialistas da Wine. 

Salton Paradoxo Pinot Noir 2018

Amadurecido em barricas de carvalho francês, esse exemplar traz a Pinot Noir cultivada em um dos melhores terroirs brasileiros, a Campanha Gaúcha. Traz aroma de frutas vermelhas como framboesa e morango, além de especiarias e nuances de café e chocolate. 

No paladar, é macio e tem boa acidez. Vai bem com gratinado de batatas com atum, carne de panela com legumes ou risoto de alho poró.

Manos Negras Pinot Noir 2019

Esse rótulo premiado vem do terroir da Patagônia e é produzido sob filosofia artesanal na área da Argentina considerada perfeita para o cultivo da Pinot Noir. As notas olfativas remetem a frutas frescas e flores. No paladar é frutado, com boa acidez e taninos macios. 

Em um jantar romântico, é indicado para harmonizar com lombo suíno, galeto recheado com farofa ou penne à carbonara. A temperatura ideal de serviço é 18 °C.

Durbanville Hills Atlantic View Merlot Rosé 2018

Fácil de beber, este vinho sulafricano tem potencial de guarda de até três anos, e é uma boa pedida para acompanhar cardápios mais leves. 

No nariz, o vinho rosé revela notas semelhantes a frutas vermelhas frescas e flores. No paladar, é leve, frutado e tem boa acidez.

Experimente servi-lo com yakisoba de legumes, quiche de palmito com tomate seco, lombinho assado ou badejo grelhado com purê de mandioquinha. 

Yalumba The Series Shiraz 2018

Um exemplar australiano de paladar aveludado e harmônico, com a expressão da tipicidade de uma das uvas mais célebres cultivadas no terroir do sul da Austrália

O vinho vegano passa por amadurecimento em tanques de aço inox, e barricas de carvalho francês e americano. Com isso, ganha aromas de frutas como amoras e cerejas negras, além de notas condimentadas e nuances de cacau.

Tem boa estrutura na boca, e final amadeirado. Combina com carnes como alcatra, pernil à mineira, paleta de cordeiro assada na brasa ou com massas como linguine ao molho sugo com tofu defumado e nozes (boa opção para os veganos).

Dancing Flame Villarrica Gran Reserva Shiraz 2019

O vinho é inspirado no fogo e na lava que brota da terra por meio do vulcão Villarrica, o mais ativo do Chile. Um exemplar estrelado que proporciona uma explosão de sabores e sensações aos apreciadores. 

Os aromas lembram frutas negras como amoras e especiarias. Na boca, é encorpado e tem taninos aveludados.

Harmoniza com carnes vermelhas e com massas como pappardelle com ragu de carne temperada com noz moscada.

Enclos du Wine Hunter Bordeaux Rosé 2019

Requintado, tem gostosa presença na boca. É feito a partir do blend entre duas uvas tintas e uma branca: Cabernet Franc, Merlot e Sauvignon Blanc.

É um vinho ideal para ir à mesa a 7 °C. Tem aromas de frutas vermelhas e flores, e no paladar é elegante, leve e fresco. 

Combina com ceviche de salmão, farfalle ao molho alfredo, lula à dorê e com bolinho de risoto recheado de queijo.

Espumante Romeo & Juliet D.O.C. Prosecco Brut

Elaborado pela vinícola familiar Pasqua, este espumante feito 100% com as uvas Glera traz um rótulo que faz alusão ao famoso romance de Romeu e Julieta.

As notas olfativas lembram frutas brancas maduras e aromas florais. No paladar, é um vinho leve, com boa acidez, além de sabor cítrico e cremosidade delicada.

Vai bem à mesa quando servido com pratos como bobó na moranga, risoto de queijo brie com limão siciliano, saladas ou fettuccine al mare.

Ropiteau Frères A.O.C. Pouilly-Fuissé Blanc 2018

Elaborado com a casta Chardonnay, este vinho tem aromas de frutas brancas, notas herbáceas e toque mineral e floral. É elegante no paladar, além de delicado.

Tem potencial de guarda de até cinco anos. Tem acidez agradável e boa persistência na boca.

Combina com ostras frescas, também conhecidas por serem afrodisíacas, além de casquinha de siri, camarão na manteiga e peixes grelhados.

Quer ter acesso a rótulos exclusivos e promoções imperdíveis de vinhos? Assine já o Clube Wine e receba as melhores garrafas sem sair de casa!

Escrito por: Wine