Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

Vinhos imperdíveis para a confraternização de fim de ano

29 novembro 2021
  • 178 visualizações
  • 0 comentários

Espumante para o brinde, vinho branco para harmonizar com uma entrada, vinho tinto para acompanhar uma carne vermelha… As opções são variadas. Confira abaixo sugestões de rótulos perfeitos para celebrar o fim do ano!

O fim do ano vai se aproximando e, nos mais diversos círculos sociais, as pessoas começam a se movimentar para organizar as tão aguardadas confraternizações de encerramento das atividades. 

Na lista de confraternizações, estão incluídas as festas familiares, as reuniões com amigos de longa data ou colegas de trabalho, entre outras. 

E uma coisa é fato: o vinho é presença confirmada em todas elas, atendendo aos mais diversos tipos de paladar e proporcionando momentos ainda mais agradáveis entre as pessoas queridas. 

Dica de leitura: Selecionamos um vinho para cada vantagem de pagar com Pix

Por isso, listamos aqui algumas sugestões de bons rótulos para embalar as festas de fim de ano por aí. São opções versáteis, boas para brindes comemorativos e para harmonizar com pratos típicos da época. 

Uma das dicas que não podem faltar é o espumante! Em nossa lista, há opções de espumante rosé e champagne, além de vinhos tintos e brancos.

Dicas para organizar sua confraternização sem erro

Tem dúvidas sobre quantos vinhos comprar para a confraternização e como calcular a bebida por pessoa? Abaixo, confira esta e outras sugestões para não errar na sua confraternização! 

1. Sobre a quantidade

Caso vá servir outras bebidas além de vinho, calcule cerca de uma garrafa para cada cinco pessoas. 

Mas se houver pessoas que bebam apenas vinho, faça a conta de uma garrafa para cada quatro pessoas. 

Dica de leitura: Vinhos Dadá chegam às lojas Wine com proposta ousada e criativa

Se for fazer uma harmonização, jogue a conta para cima, com pelo menos 500ml a cada convidado.

Na dúvida, aposte em um pouco mais e guarde o que restar para outra ocasião próxima. 

2. Não se esqueça da água

Deixe água suficiente e ao alcance dos convidados, para ajudar na degustação e na hidratação dos convivas durante as confraternizações.

Para facilitar, deixe à disposição garrafinhas individuais ou jarras com copos à vista de todos.

Não se esqueça de manter uma quantidade gelada e uma quantidade em temperatura ambiente, para agradar a todos.

3. Temperatura de serviço

No caso de servir vários tipos de vinho em uma mesma ocasião, tente ficar atento à temperatura indicada para levar a bebida à taça.

Pode parecer excesso de detalhes, mas a temperatura pode fazer toda a diferença na experiência sensorial proporcionada pelo vinho.

6 vinhos imperdíveis para as confraternizações de fim de ano

Espumante Salton Domenico Giornata 140

Este rótulo é o carro-chefe da marca-conceito Domenico, a primeira da família Salton. Produzido com uvas vindas das melhores parcelas dos vinhedos, faz uma menção aos 140 anos da chegada de Antonio Domenico Salton ao Brasil, mais especificamente à Serra Gaúcha

O espumante elaborado pelo método Charmat passa cinco meses sobre as borras finas, para amadurecimento. O potencial de guarda é de até três anos.

É uma ótima pedida para brindes em confraternizações de final de ano, principalmente se for servido a 8 °C, proporcionando melhor percepção de aromas e sabores.

As notas olfativas remetem a frutas variadas como pêra, maçã verde, lima, melão e a flores brancas. 

O paladar é leve, com acidez agradável e boa cremosidade. Aposte em um menu com petiscos como espetinho de camarão, sushi e sashimi, bolinho de bacalhau ou pratos como tomates recheados, legumes salteados e risoto caprese.

Champagne Montaudon Grande Rosé

Com perlage abundante e delicada, este Champagne tem aromas complexos, com toques florais e nuances de especiarias e pão torrado. Sofisticado, é cremoso e persistente no paladar, e acumula pontuações concedidas pela revista Wine Spectator

O rótulo, um blend entre as uvas Chardonnay e Pinot Noir, é elaborado a partir do método clássico (Champenoise).

Com tempo de guarda de até quatro anos, também tem toques sutis de especiarias e de pão torrado. 

Ouça também: Wineverso PodcastVinhos mais caros são melhores?

Vai bem com pratos do mar, como lagosta salteada na manteiga de alho e ervas, ostras gratinadas, salmão grelhado com legumes, e massas com frutos do mar, mas também combina com aves grelhadas, saladas com frutas grelhadas e com queijo brie.

Espumante Dadá Nº 7 White Sweet 2021

Com bom custo-benefício, esta é uma opção para os apreciadores que preferem bebidas mais doces. Um exemplar vibrante, jovem, delicado e refrescante, boa pedida para os dias quentes de verão que costumam fazer em dezembro, época preferida para as confraternizações.

É elaborado pela vinícola Finca Las Moras, a partir das uvas Torrontés, na região argentina de San Juan. Traz aromas de flores e frutas, além de sabor frutado e leve, com borbulhas delicadas e vibrantes. 

É um bom vinho para acompanhar sobremesas, frutas secas e queijos moles. Também vai bem com refeições picantes e com molhos agridoces. 

The Wine System Tinturio D.O. Navarra 2020

Um exemplar espanhol elaborado 100% com Tempranillo, em boca é frutado e com boa estrutura. Feito a partir da Tempranillo, o exemplar apresenta aromas de frutas silvestres pretas, cassis, cacau e baunilha. Perfeito para deixar os seus brindes ainda mais charmosos.

Para ir à mesa nos banquetes de fim de ano, nossas dicas de pratos são: galinha da angola com recheio de farofa, polpetone, nhoque com ragu de ossobuco, risoto de pinhão, entrecôte com creme de gorgonzola ou paleta suína ao molho barbecue.

Finca Traversa Sauvignon Blanc 2021

A leveza deste rótulo aliado ao frescor deixa aquela incrível sensação de desejo do próximo gole. Com amora de frutas cítricas, maçã verde e notas herbáceas, o exemplar combina com a estação mais quente do ano que se aproxima e é perfeito para momentos descontraídos.

A acidez desse vinho é ideal para acompanhar salgados fritos como a coxinha de frango, por exemplo. Agora, se quiser pratos mais elaborados, aposte carnes brancas e massas ao molho branco ou amanteigado. 

Etéreo Tempranillo Rosé 2019

Elaborado pela casta emblemática da Espanha, a Tempranillo, esse exemplar espanhol é um rosé que se apresenta com aromas marcantes e delicadeza. O rótulo é decorado com uma libélula, que representam a boa sorte, perfeito para as confraternizações de fim de ano, não é mesmo?

Com visual rosa claro, o vinho no paladar é fresco, frutado e final longo.Para fazer sucesso nas harmonizações, a nossa dica é apostar em pratos com risoto de camarão, bolinho de arroz, saladas caprese, pizza marguerita, iscas de peixe empanado e yakisoba de legumes.

Pérez Cruz Single Vineyard La Higuera Block 2019

Vinho vegano com uma passagem de 14 meses em barricas de carvalho, sendo 60% americanas e 40% francesas, este exemplar é elaborado com uvas de um vinhedo específico chamado “La Higuera”. O nome do vinhedo faz referência a uma antiga figueira que já existia no local, e por ser muito ligada ao meio ambiente, a Pérez Cruz quis preservá-la.

Com corpo de médio para encorpado, taninos presentes e perfeito equilíbrio entre fruta e madeira, esse vinho é perfeito para ir à mesa com risoto à carbonara e talharim com ragu de costela.

Salentein Killka Cabernet Sauvignon 2019

Este é um Cabernet Sauvignon de um terroir incrível e vinícola renomada, a Bodegas Salentein. O rótulo apresenta uma experiência única com cada um dos cinco sentidos.

Com aromas de frutas vermelhas, especiarias e um toque de baunilha, esse exemplar vai bem à mesa com carnes vermelhas, churrasco, pratos bem temperados e queijos envelhecidos como Gruyère e azuis.


Agora que já tem as melhores sugestões de vinhos para a sua confraternização, quer aprender mais sobre harmonizações descomplicadas? Escute já o ep. #65 do Wineverso Podcast e entenda como escolher o melhor rótulo de acordo com o menu do dia! Saúde!

Escrito por: Wine