Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Vinhos

Vinhos Dadá chegam às lojas Wine com proposta ousada e criativa

02 novembro 2021
  • 103 visualizações
  • 0 comentários

Produzidos pela vinícola argentina Finca Las Moras, os rótulos da linha Dadá são inspirados no dadaísmo e convidam consumidores a arriscar o paladar. Conheça mais!

O dadaísmo foi um movimento vanguardista surgido no início do século 20, ainda durante a Primeira Guerra, como um manifesto de negação e contestação dos valores culturais da época, e em defesa da arte espontânea, com ausência de significado.

Mas você deve estar se perguntando: o que o dadaísmo tem a ver com o universo dos vinhos? Calma que a gente explica! 

Desenvolvida pela vinícola argentina Finca Las Moras, a linha Dadá acaba de chegar à Wine com um verdadeiro convite a desafiar os costumes estabelecidos, reunindo rótulos que exaltam a experiência sensorial que os vinhos proporcionam.

Dica de leitura: Vinícolas familiares unem tradição e inovação mundo afora

Os vinhos da marca Dadá têm uma forte ligação com o conceito artístico e cultural do dadaísmo, e propõem que os apreciadores se arrisquem a provar novos aromas e sabores durante a degustação dos rótulos

Os exemplares da linha trazem características marcantes do terroir argentino da região de San Juan de Cuyo, no norte da renomada região vinícola de Mendoza, mas com um toque único que tornou-se a assinatura da linha Dadá. 

Nos rótulos, o nome Dadá de Finca Las Moras divide espaço com os números que identificam cada vinho: o Dadá Nº 1 Art Wine, por exemplo, é um blend entre Malbec e Bonarda e chama a atenção pelos aromas de baunilha.

Os vinhos Dadá são definidos pelos especialistas da Finca Las Moras como “vinhos em total harmonia com a terra”, uma vez que respeitam as práticas sustentáveis, e promovem a harmonia entre o meio ambiente e as pessoas.

Espumante Dadá ilustra post sobre chegada dos vinhos Dadá na Wine

Espumante rosé Dadá: bom para harmonizações e para brindes

O pioneirismo da vinícola argentina Finca Las Moras

Criada em 1904 por uma família de imigrantes italianos, a Finca Las Moras é a principal vinícola da Argentina, e figura atualmente entre as maiores produtoras de vinho do mundo.

O grupo foi o primeiro a investir na produção de vinhos na região de San Juan, já na década de 1990. Por lá, os vinhedos são cercados por amoreiras, o que confere características únicas ao terroir e já faz parte da identidade da vinícola.

Ouça também: Série uvas – Garnacha e Tempranillo

O sol forte e o clima seco ajudam a tornar os vales da região ideais para o cultivo orgânico de uvas como Bonarda, Merlot, Cabernet Sauvignon, Malbec, Petit Verdot, Sauvignon Blanc e Syrah

Em diferentes vales (Tulum, Zonda e Pedernal) estão plantados mais de 1.100 hectares de vinhedos, geridos sob o princípios da “harmonia viva” que preza pela sustentabilidade e pela inovação contínua dos processos envolvidos na produção de um bom vinho.

Campanha dos Vinhos Dadá

Vinhos Dadá disponíveis na Wine 

A filosofia dos vinhos Dadá é subverter as regras do mundo do vinho. Por isso, não hesite em arriscar degustações comparativas entre os rótulos ou harmonizações mais ousadas.

Dica de leitura: Vinícolas familiares unem tradição e inovação mundo afora

Confira abaixo as sugestões de vinhos Dadá disponíveis tanto na loja virtual quanto em nossas lojas físicas!

Dadá Nº 1 Art Wine Malbec e Bonarda 2020

Este blend entre duas grandes uvas tintas de destaque na Argentina, a Malbec e a Bonarda, é fácil de beber, simples e redondo na boca.

Tem breve passagem por carvalho para amadurecimento. As notas olfativas remetem a frutas vermelhas maduras e a baunilha. O paladar é suculento, com corpo médio e taninos doces.

O corpo médio pede pratos com intensidade parecida, como carne bovina assada, carne de cordeiro, salada de atum ou tábua de queijos duros. 

Dadá Nº 2 Art Wine Merlot 2020

Um exemplar tinto típico argentino: fresco, frutado e macio, bom para agradar a diversos paladares. Tem potencial de guarda de até cinco anos. 

No olfato, as notas de frutas negras se misturam às de cassis e café. Na boca, tem corpo médio, com acidez equilibrada. 

É uma boa pedida para ir à mesa com pizzas como portuguesa ou calabresa, com macarrão ao molho bolonhesa ou com caponata de berinjela com diferentes acompanhamentos.

Dadá Nº 3 Art Wine Cabernet – Syrah 2020

Este exemplar é potente, com uma complexidade aromática que encanta aos mais apaixonados por vinhos.

Os aromas são complexos, e remetem a frutas negras maduras, especiarias, pimenta, canela, alcaçuz e coco. 

No paladar, apresenta corpo médio, taninos presentes, e um toque de especiarias que vai bem com massas com molhos condimentados, além de churrasco, e hambúrguer com barbecue. 

Espumante Dadá Nº 7 Pink Sweet

Um vinho espumante rosé delicado e refrescante, que nasce da união entre as uvas Torrontés e Malbec. 

Tem fortes aromas florais, como de rosa, além de notas de limão, casca de laranja e canela. Na boca, é cremoso, ideal para ir à mesa com sushi e pratos com frutos do mar em geral.

Também é uma boa sugestão para acompanhar sobremesas à base de massa folhada e cremes.

Espumante Dadá Nº 7 White Sweet

Elaborado com a Torrontés, este espumante suave é vibrante, jovem, delicado e refrescante. Inusitado e surpreendente como a proposta da linha Dadá, tem potencial de guarda de até três anos.

É ideal para ir à taça bem gelado, a 7 °C. No nariz, demonstra aromas florais e frutados. O paladar é bem agradável e fresco, com borbulhas delicadas. 

Combina com pratos exóticos com sabor mais picante e molhos agridoces, e também é um excelente acompanhamento para sobremesas, frutas secas e queijos moles.

Dadá Nº 391 Art Cabernet 2020

Este vinho tinto é preparado com a uva considerada rainha entre todas deste tipo: a Cabernet Sauvignon. É um exemplar que surpreende ao apresentar aromas especiados e taninos bem marcantes. 

Ainda traz notas olfativas de frutas negras, canela e coco. No paladar, além dos taninos maduros, tem corpo médio e intensidade que pede pratos mais pesados para acompanhar.

Uma boa pedida é o tradicional fondue de carne, mas este rótulo também vai bem com presunto cru, polenta com ragu de linguiça, e com tábua de embutidos com queijos maduros.

Agora que conhece os vinhos Dadá, que tal descobrir novas informações sobre o universo dos vinhos? Comece pelo episódio #65 do Wineverso Podcast, sobre harmonizações descomplicadas, e descubra como escolher vinhos coringas para degustações no dia a dia!

Escrito por: Wine