Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

13 vinhos para o Dia dos Pais

01 agosto 2021
  • 12028 visualizações
  • 0 comentários

Veja lista com as melhores opções para brindar e comemorar a data de acordo com o perfil gastronômico do seu pai, dos iniciantes no mundo dos vinhos aos festeiros

O segundo domingo do mês de agosto é reservado para celebrar a figura de uma das pessoas que mais amamos: nossos pais! E, como toda ocasião especial merece um bom vinho para comemorar, reunimos aqui algumas sugestões de rótulos para a data, de acordo com o perfil gastronômico de cada papai. 

A escolha de um vinho pode significar a retribuição de todo amor e dedicação de nossos pais, estimulando a celebração da vida e a confraternização do momento entre a família.  Conheça abaixo os exemplares sugeridos por nossos especialistas e aproveite ao máximo o momento!

Para os pais iniciantes no mundo do vinho

Você não quer deixar a data passar em branco, mas seu pai ainda não é muito familiarizado com o mundo dos vinhos? Então esse é o momento perfeito para incentivá-lo a conhecer mais sobre a bebida

Dá para começar explicando a diferença entre os tipos de vinho, sugerindo uma degustação em seguida. A dica para não errar na escolha é priorizar rótulos de uvas mais leves para o paladar iniciante, como é o caso da Chardonnay e da Pinot Noir

Dark Horse Pinot Noir 2018

As uvas usadas para a produção desse exemplar foram colhidas em vinhas de alta qualidade na Califórnia, durante o pico da maturação, permitindo a extração de taninos aveludados e concentração de cor. 

Com aromas que remetem a frutas vermelhas como morango e cereja, e paladar macio e equilibrado, é indicado para ir à mesa com risoto de cogumelos, carne de panela com batata doce e arroz com lentilha. 

Ernst Loosen Pfalz Edition Pinot Noir Rosé 2019

Esse exemplar é produzido na região de Pfalz, na Alemanha, onde a uva tinta mais cultivada é a Pinot Noir, conhecida no país como Spätburgunder. 

É um vinho com boa acidez e aromas frutados, com potencial de guarda de até três anos. Durante o banquete, esse rosé surpreende ao lado de preparos como a tradicional moqueca capixaba ou anéis de lula na manteiga. Pizza caprese também vai bem na harmonização.

Miguel Torres Gran Reserva Chardonnay 2019:

Um rótulo desenvolvido na sede chilena da vinícola Miguel Torres, que tem raízes espanholas. 

Fermentado e amadurecido em barricas de carvalho, esse Chardonnay apresenta nuances defumadas no olfato, além de notas de abacaxi, melão e baunilha. Para combinar com o paladar de médio corpo e certa untuosidade, harmonize com camarões flambados, quiche de alho poró ou paella.

Vinhos versáteis para o pai gourmet

Os patriarcas que comandam os fogões de casa também têm um lugar especial em nossos corações. E, claro, merecem uma atenção à altura na escolha do vinho para combinar com o prato preferido preparado por ele. 

Um bom vinho branco pode agradar porque ajuda tanto no preparo de um risoto, quanto na hora de harmonizar com um prato leve com mariscos, por exemplo. Já um exemplar tinto mais encorpado vai combinar em cheio com o paladar daqueles que não saem do comando da churrasqueira. Qual será o preferido do seu pai? 

Baron Philippe de Rothschild Pays D´Oc Syrah 2018

Proveniente do sul da França, das áreas com o melhor solo e clima para o cultivo da Syrah. É amadurecido em tanques de aço inox e apresenta notas olfativas que lembram frutas vermelhas maduras como amora e groselha.

Uma dica certeira para os patriarcas que já estão familiarizados com o vinho. No paladar, há um bom equilíbrio entre a densidade e a acidez. Um bom complemento para carne seca na moranga, risoto de bacon, nhoque ao molho de calabresa ou para cupim no bafo.

Capitán Tomás Reserva Malbec Tannat 2018

Nesse blend inusitado elaborado pela vinícola Las Perdices, a essência e a maciez da Malbec se juntam à intensidade da Tannat

O resultado é um vinho saboroso, com notas de defumado, cacau e frutas negras. No paladar, tem taninos macios, corpo de leve para médio e acidez agradável. Bom para ser apreciado com churrasco, batata gratinada com bacon e filé à parmegiana. 

Miles from Nowhere Sauvignon Blanc Semillon 2019

Esse vinho é uma opção que faz bonito tanto na taça, durante a degustação, quanto no preparo do risoto. Fresco, jovem e com um bom toque de acidez, é uma sugestão para dias quentes de praia ou piscina, com entradas ou pratos mais leves como ceviche e casquinha de siri. 

Enclos du Wine Hunter Bordeaux Blanc 2019

Esse blend entre três das uvas mais importantes de Bordeaux é uma seleção elaborada pelos Winehunters da Wine. 

É um rótulo com corpo leve e acidez em equilíbrio com notas frutadas. Pode entrar em cena tanto no preparo quanto na harmonização com um risoto de limão siciliano, mas também harmoniza com pizza caprese, saladas e isca de tilápia.

Espumantes para os papais festeiros

Todo mundo conhece alguém que tem aquele pai festeiro, que adora inventar motivos para reunir a família e fazer um brinde e celebrar o momento. Para estes, a dica infalível é um bom espumante.

O vinho conhecido por suas borbulhas é uma boa pedida para sair da rotina, além de conferir um toque de requinte à comemoração e ser versátil nas harmonizações. 

Nada que nossos pais não mereçam, não é? Confira as dicas abaixo!

Espumante Cava Maset Castell de Sant Pau Brut Rosé

Com toda a elegância típica dos Cavas, esse exemplar é elaborado pelo método tradicional, traz notas frutadas e complexidade no paladar. Apresenta aroma de frutas vermelhas e de frutos secos.

Na boca é fresco, frutado e com boa persistência. É uma boa opção de vinho aperitivo e combina à mesa com sushi, salmão grelhado, frango à passarinho e costela suína ao molho barbecue.

Espumante Partridge Stars Brut

Com amadurecimento de oito meses sobre as borras, esse rótulo traz notas olfativas de pêssego e abacaxi, com discreto toque de pão. Produzido em Mendoza, na Argentina, é um espumante delicado e fresco, porém com presença em boca, boa acidez e sabor de frutas. Sirva-o para seu pai com frango ao limão, espaguete ou torta de palmito!

Espumante Romeo & Juliet D.O.C. Prosecco Brut

Direto de Treviso, na Itália, esse espumante é um reflexo de três gerações dedicadas à produção de bons vinhos na vinícola familiar Pasqua. O aroma remete principalmente a frutas brancas maduras. No paladar é cítrico, com delicada cremosidade.

É indicado para ir à mesa numa temperatura de 8 °C, para acompanhar pratos como bobó na mini-moranga, hambúrguer de frango com creme de cebola, fettuccine al mare e risoto de queijo brie com limão siciliano.

Licorosos para os pais que amam sobremesas

Se seu pai for fã de doces, é possível que ele vá gostar de um bom vinho licoroso para acompanhar as sobremesas depois do almoço ou do jantar do Dia dos Pais. Separamos algumas sugestões que combinam com doçuras, como por exemplo, o tradicional pudim de leite, com brownie e até pavê de chocolate. 

Cantine Pellegrino D.O.C. Pantelleria Passito Liquoroso 2019

As uvas passam por um processo de secagem para a elaboração desse vinho. A intenção é diminuir a quantidade de água nos bagos e, desta maneira, evidenciar o açúcar e outros compostos naturais da fruta.

O resultado é um vinho que apresenta no nariz notas de frutas cristalizadas e mel. No paladar, é doce, com boa acidez e corpo médio. Vai bem com pudim de leite, pães com geleias, torta de maçã ou de laranja com amêndoas e com queijos azuis como gorgonzola.

Porto Burmester Ruby

É engarrafado jovem pela bicentenária vinícola Burmester, para que seja preservada a personalidade forte e viva da bebida. Elaborado com castas tradicionais do Douro, tem persistência considerável no paladar. 

Revela notas olfativas que lembram frutas negras maduras como mirtilo e ameixa seca. Tem potencial de guarda de até cinco anos e pode ser degustado com mousse de morango, folhado de camembert com framboesas ou com brownie de chocolate com nozes.

Porto Burmester 10 years Old Tawny

Amadurecido por cerca de dez anos em cascos de carvalho, como o próprio nome sugere, esse vinho premiado é mais uma dica imperdível para provar com doces, até por conta dos aromas que remetem a frutas secas, mel e baunilha. 

Enriquece a experiência gastronômica quando servido com sobremesas clássicas como tiramisù, creme brûlée e pavê de chocolate. A temperatura de serviço sugerida é 13 °C.

Descobriu o perfil do seu pai? Agora aproveite o momento em família e convide-o para aprender mais sobre o mundo dos vinhos ouvindo os episódios do podcast Wineverso disponível nas principais plataformas de streaming!

Escrito por: Wine