Famille J-M Cazes A.O.C. Saint-Estèphe 2018

  • França França
  • Tinto
  • Seco
  • 750 ml
5.0
Famille J-M Cazes A.O.C. Saint-Estèphe 2018
090924-saldao-m-cliente

Comentário do Sommelier

Famille J-M Cazes é um exemplar bordalês da prestigiada A.O.C. Saint-Estèphe situado no extremo norte do Haut-Médoc na margem esquerda de Bordeaux. Os vinhos Saint-Estèphe são poderosos, concentrados e ricos, com taninos firmes e com maior acidez do que os vinhos do sul do Médoc. A safra 2018 é um corte de Merlot (50%), Cabernet Sauvignon (41%), Cabernet Franc (7%) e Petit Verdot (2%) que ficou 16 meses em barricas de carvalho francês, sendo 45% de primeiro uso, agregando maior complexidade, corpo, estrutura, aromas e sabores ao exemplar. Com um caráter picante e harmonioso, este exemplar é fiel ao seu terroir. Na boca, taninos ricos conferem uma estrutura muito complexa. No nariz, nota-se aromas profundos de frutas vermelhas e pretas maduras, além de especiarias e notas provenientes do tempo em barrica. Um vinho com uma presença marcante, bem estruturado e muito elegante!

Ficha Técnica

Uva
Merlot (50%), Cabernet Sauvignon (41%), Cabernet Franc (7%), Petit Verdot (2%)
País - Região
França - Saint-Estèphe
Classificação
Seco
Vinícola
Jean-Michel Cazes
Safra
2018
Amadurecimento
16 meses em barricas de carvalho francês, sendo 45% de primeiro uso
Teor Alcoólico
14.50% ABV
Temperatura de serviço
17 °C
Potencial de guarda
12 anos
Decantação
60 minutos
Olfativo
Frutas vermelhas e pretas maduras, especiarias, notas amadeiradas, tabaco, café e chocolate
Visual
Rubi profundo com reflexos violáceos
Gustativo
Encorpado, complexo, bem estruturado, intenso, frutado com nuances da barrica, taninos firmes, acidez média para alta, final elegante, ligeiramente picante e amadeirado
Harmonização
Opte por pratos mais estruturados, carnes vermelhas assadas, cozidas, grelhadas ou defumadas, carnes brancas mais intensas, molhos à base de tomate, especiarias ou queijos. Dicas: bife ancho com molho chimichurri, risoto de ossobuco, tagliolini com taleggio e trufa negra.