Fontanafredda D.O.C.G. Barbaresco 2019

  • Itália Itália
  • Tinto
  • Seco
  • 750 ml
Fontanafredda D.O.C.G. Barbaresco 2019

Comentário do Sommelier

Fundada em 1858, em Piemonte, noroeste da Itália, Fontanafredda nasceu da história de amor entre o primeiro rei da Itália, Vittorio Emanuele II, e Rosa Vercellana. São mais de 160 anos atravessando diferentes contextos históricos e se tornando uma grande referência na produção de Barolo e dos grandes vinhos de Langhe. Hoje, a vinícola conta com 120 hectares de vinhedos orgânicos, tem produção sustentável, dedica-se ao compromisso de promover a biodiversidade local e tem certificação de produto vegano, um grande respeito à terra e tendo na produção orgânica, também, um modo de vida. As vinhas de Fontanafredda são velhas, entre 25 e 84 anos, com raízes mais profundas e maior qualidade dos frutos, a colheita é manual, sendo ela uma marca registrada do rigor que a vinícola tem em selecionar as melhores uvas refletindo o cuidado artesão da vinícola que preza pela interação entre a videira, o solo e a mão do homem. A linha Platinum da vinícola incorpora a tradição única de Fontanafredda, mais de 160 anos de história. Um Barbaresco rico em estrutura, encorpado e robusto, capaz de resistir ao passar do tempo, com sabor quente, macio e persistente. Com intenso buquê aromático, este vinho conquista com suas camadas de aromas. Na boca, é quente, macio, cheio, aveludado e harmonioso, com longa duração. Um vinho robusto e encorpado com grande estrutura e capaz de resistir ao passar do tempo, se beneficiando do envelhecimento em garrafa.

Ficha Técnica

Uva
Nebbiolo
País - Região
Itália - Piemonte
Classificação
Seco
Vinícola
Fontanafredda
Safra
2019
Amadurecimento
No mínimo 12 meses em grandes barris de carvalho (da Eslavônia e centro da França), seguido de pelo menos 6 meses em garrafa.
Teor Alcoólico
13.50% ABV
Temperatura de serviço
17 °C
Potencial de guarda
9 anos
Decantação
35 minutos
Olfativo
Frutas vermelhas maduras, cereja framboesa, toque de baunilha, violeta, piso florestal, couro, ervas secas
Visual
Rubi
Gustativo
Encorpado, com grande estrutura, quente, taninos altos e macios, textura aveludada, acidez alta, final longo, complexo e agradável
Harmonização
Opte por pratos mais estruturados, carnes vermelhas assadas, cozidas, grelhadas ou defumadas, molhos à base de tomate, queijos ou especiarias. Dicas: costela no bafo, polenta cfremosa com ragu de ossobuco, cogumelos recheados com gorgonzola e nozes.