Tenuta di Nozzole D.O.C.G. Chianti Classico 2021

  • Itália Itália
  • Tinto
  • Seco
  • 750 ml
Tenuta di Nozzole D.O.C.G. Chianti Classico 2021

Comentário do Sommelier

As propriedades Folonari representam a excelência da Toscana, expressão plena das áreas mais adequadas à produção de vinho, e proporcionam uma viagem pelas denominações históricas, onde o protagonista é Sangiovese. Tenuta di Nozzole é a terra do Chianti Clássico! Localizada no município de Greve in Chianti, na sub-região de Chianti Clássico, na parte norte da província de Florença, a propriedade Tenuta di Nozzole tem origem no século XIII, em 1300, e conta com 385 hectares, dos quais 90 são vinhedos e 15 olivais, tendo sido adquirida pela família Folonari em 1971. A Villa di Nozzole está localizada no topo de uma colina que se eleva de 150 a cerca de 300 metros acima do nível do mar, com solos ricos em argila e margas e também por um clima continental. A Sangiovese é a uva tinta mais cultivada na Itália, protagonista de grandes vinhos italianos como o Chianti, um dos mais conhecidos e clássicos da Itália, um patrimônio da Toscana. Este exemplar traz uma grande expressão de frutas pretas nos aromas, unidos à notas de cedro e sutis toques de especiarias. Na boca, é um vinho suculento, macio, com frescor e uma boa harmonia entre madeira e frutado. Cada gole é uma viagem pela paisagem encantadora da Toscana!

Ficha Técnica

Uva
Sangiovese (90%) e outras uvas nativas
País - Região
Itália - D.O.C.G. Chianti Classico
Classificação
Seco
Vinícola
Folonari
Safra
2021
Amadurecimento
20 meses em barris de carvalho esloveno
Teor Alcoólico
14.50% ABV
Temperatura de serviço
17 °C
Potencial de guarda
7 anos
Decantação
25 minutos
Olfativo
Intensos aromas de frutas pretas, cassis, cedro e sutis notas de especiarias
Visual
Rubi profundo
Gustativo
Corpo médio para encorpado, amadeirado, taninos macios, acidez média para alto com bom frescor, boa harmonia entre madeira e frutado
Harmonização
Opte por pratos de média estrutura, carnes vermelhas, carnes brancas intensas, molhos à base de tomate, queijos ou especiarias. Dicas: filé mignon assado no forno ao vinho com batata, massa à bolonhesa, berinjela à parmegiana, risoto de tomate seco.