Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

10 vinhos imperdíveis para mulheres empreendedoras

04 novembro 2021
  • 86 visualizações
  • 0 comentários

Já se foi a época em que as mulheres ficavam presas a estereótipos e padrões. De acordo com segmentos especializados, existem atualmente no Brasil cerca de 10 milhões de mulheres empresárias e empreendedoras, que equivalem a mais de 30% do mercado.  Pensando nisso e no protagonismo que as mulheres assumem em todo o mundo, o […]

Já se foi a época em que as mulheres ficavam presas a estereótipos e padrões. De acordo com segmentos especializados, existem atualmente no Brasil cerca de 10 milhões de mulheres empresárias e empreendedoras, que equivalem a mais de 30% do mercado. 

Pensando nisso e no protagonismo que as mulheres assumem em todo o mundo, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a intenção de celebrar a potência e a força das mulheres empreendedoras sempre no dia 19 de novembro. 

Dica de leitura: DNA espanhol em terroir argentino: conheça a vinícola Las Perdices

Como nós sabemos que o público feminino também está cada vez mais presente no universo dos vinhos, nada como celebrar o sucesso de mulheres fortes, empoderadas e empreendedoras com sugestões de vinho à altura.

Por isso, reunimos abaixo opções de rótulos que contemplam todos os paladares: dos iniciantes aos mais experientes, com indicações descomplicadas para harmonizações e que também servem para um brinde especial. 

São espumantes requintados para momentos de celebração, rosés e brancos para serem apreciados em dias mais quentes, vinhos tintos elegantes para um jantar com pessoas especiais, enfim, dez rótulos selecionados a dedo pela nossa equipe de especialistas. Confira abaixo!

1. Espumante Salton Reserva Ouro Rosé

Produzido com as uvas Pinot Noir e Chardonnay, este exemplar tem perlage elegante e constante, e é uma dica certeira para os momentos especiais: brindar o acerto de um negócio, comemorar uma conquista pessoal, ou mesmo celebrar a própria vida. 

Com paladar cremoso, refrescante e de agradável persistência, o espumante rosé produzido na Serra Gaúcha traz notas olfativas de frutas confitadas, frutos secos, leveduras e brioches.

Para harmonizar, as sugestões de prato são salmão defumado, robalo grelhado com purê de cenoura, risoto de lula, moqueca, pupunha assada, pastel de queijo, e presunto cru.

2. Espumante Chandon Reserve Brut

A perlage fina deste exemplar da Chandon do Brasil envolve a boca, garantindo uma elegância ímpar e experiência única.

Elaborado pelo método Charmat, é um vinho com notas marcantes de flores, frutas cítricas e pão fresco, muito requisitado para brindes, mas também indicado para degustações. 

O blend entre as uvas Pinot Noir, Riesling Itálico e Chardonnay é refletido no paladar fresco e equilibrado, com nuances de frutas secas e boa persistência. 

Vai bem à mesa com ostras frescas, saladas, massas com frutos do mar, peixe grelhado, risoto de camarão e com pratos da gastronomia japonesa.

3. Baron Philippe De Rothschild I.G.P Pays Doc Sauvignon Blanc 2019

Um vinho branco de perfil aromático marcante, produzido no coração de Languedoc-Roussillon, no Sul da França, à altura do paladar de mulheres fortes que gostam de vinhos refrescantes para os dias quentes de primavera e verão no Brasil.

Indicado para ir à taça a uma temperatura de 10 °C, tem notas olfativas de frutas cítricas como lima e limão. 

Dica de leitura: VIK – arquitetura de luxo e vinhos chilenos de excelência

Com potencial de guarda de até três  anos, é um vinho com acidez equilibrada e frescor no paladar.

Experimente-o com pratos que tenham mariscos, como camarões grelhados, mexilhões ao molho de vinho branco, ou com peixes, como truta defumada.

4. Antodie I.G.P. Pays dOc Grenache Rosé 2020

Produzido com a Grenache, uva pouco conhecida pelos brasileiros mas com grande potencial, este vinho francês é elaborado a partir do método de prensa direta, quando a pigmentação é extraída com o máximo de cuidado e delicadeza.

Assim, a vinícola Vignobles & Compagnie garante um exemplar elegante, frutado e fresco, com potencial de guarda de até três anos e sugerido para aperitivo ou para degustar em uma harmonização. 

No olfato, o rosé tem notas delicadas de morango e pêssego. A boa acidez chama a atenção na boca.

As mulheres que têm paladar exigente podem harmonizá-lo com pratos como tapas espanholas, quesadillas de frango, arroz de polvo ou lula à dorê.

5. Pérez Cruz Single Vineyard La Higuera Block 2019

Um vinho surpreendente para mulheres que gostam de pratos como calzone de estrogonofe, panqueca gratinada de carne seca com requeijão, risoto à carbonara e talharim com ragu de costela.  Apostar nessas harmonizações fará um grande sucesso com esse rótulo!

Com corpo de médio para encorpado e taninos presentes, o exemplar é vegano e apresenta perfeito equilíbrio entre fruta e madeira. Um tinto é elaborado com uvas de um vinhedo específico chamado “La Higuera”, a partir do blend de Cabernet Sauvignon e Syrah. Um verdadeiro sucesso para dar charme aos brindes!

6. The Applicant Cabernet Sauvignon Merlot 2020

Este vinho tinto vem com um Blend de Cabernet Sauvignon e Merlot, desde o seu rótulo já se mostra intrigante com o seu nome que significa ” O Candidato “. O exemplar apresenta a complexidade aromática e frutada das uvas, porém um paladar aveludado e elegante.

Com aroma intenso Frutas vermelhas frescas, chocolate e notas de tabaco, é um vinho com potencial de guarda de até quatro anos. 

Tem corpo médio e taninos aveludados, a indicação para acompanhar à mesa é com carnes, picanha na brasa, aves, churrasco vegano de berinjela ou abobrinha.

7. Tinto Negro Malbec Limestone Block 2018

Um vinho tinto elegante, que traz a essência da uva Malbec cultivada em Mendoza, mais especificamente na região de Los Chacayes. 

Com passagem de nove meses por barricas de carvalho francês, o vinho recebe um toque das uvas Cabernet Franc (5%) para ganhar mais equilíbrio aromático, e tem potencial de guarda de até sete anos. 

No olfato, se sobressaem as notas florais. Já no paladar, o vinho é estruturado, frutado, com sabor intenso e taninos presentes.  

É uma boa escolha para jantares que tenham no menu pratos como massas ao molho de especiarias, carne vermelha grelhada, e tortei ao molho de carne.

8. Que Guapo Branco 2021

Ideal para as mulheres fortes e empreendedoras que apreciam um vinho jovem e fácil de beber, este exemplar nasce da combinação entre as uvas Chardonnay, Viognier e Torrontés.

Produzido em Mendoza, na Argentina, tem passagem por tanques de aço inox para amadurecimento, e o potencial de guarda é de até três anos. 

As notas olfativas remetem a abacaxi, pêssego, pêra e flores. No paladar, é frutado e saboroso, com corpo leve, acidez agradável e frescor. 

É indicado para ir à taça a uma temperatura de 8 °C, com pratos como paella de frutos do mar, canelone de ricota com espinafre, espetinho de camarão, peixe assado com legumes, ou legumes gratinados.

9. Marsala Vergine Soleras D.O.P

Com aromas amadeirados marcantes e nuances de frutas secas, este exemplar é produzido pela tradicional Cantine Pellegrino.

Com paladar seco, maduro e harmonioso, é indicado para acompanhar queijos fortes, frutas secas, nozes ou até mesmo sobremesas como cheesecake. 

Um vinho sugerido para mulheres que gostam de arriscar paladares improváveis.

10. San Cetteo Turandot D.O.P. Montepulciano dAbruzzo 2020

Para as mulheres empreendedoras que preferem vinhos com paladar meio seco, este é o rótulo mais indicado da lista! Rótulo italiano e produzido a partir da uva Montepulciano, o exemplar apresenta o olfativo de  frutas vermelhas, morango e cereja, além de encantar com as cor rubi com reflexos violáceos.

Encorpado e delicado com taninos macios, os seus brindes terão um charme a mais. Quando for pensar em harmonizações, o ideal é escolher pratos como spaguete à bolonhesa, ravióli com parmesão, risoto de legumes, ratatouille, costela de cordeiro ou carnes vermelhas leves.

Gostou das dicas de vinhos para mulheres fortes e empreendedoras? Conheça mais sobre as mulheres do mundo do vinho em mais um episódio do Wineverso Podcast! Abra seu rótulo favorito, dê o play e saúde!

Escrito por: Wine